Espanha terá primeiro asilo público para LGBT do mundo

Segundo pesquisa, há cerca de 160 mil idosos gays no país que precisam ir para um centro de convivência em algum momento

Publicado em 13/08/2018
Madri, na Espanha, terá primeiro abrigo gay / LGBT público do mundo
Muitos, diz diretor do asilo, nem viveram a liberdade do movimento LGBT

Cidade que tem um dos bairros mais gays do mundo (o Chueca), Madri também contará com o primeiro asilo público dedicado a LGBT.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

A ideia da Fundación 26 de Diciembre: Mayores LGTB é abrigar 66 moradores em um prédio doado pela prefeitura da cidade.

Diferentemente de outros asilos voltados ao público LGBT em outras partes do mundo, o de Madri será mantido a partir de verbas públicas e gerido pela fundação.

"Era preciso fazer algo para que estas pessoas pudessem viver o mais dignamente possível", explicou Federico Armenteros, que trabalha na criação da fundação há oito anos, à Agência Efe.

Em outras casas do estilo, explica Armenteros, esse público não se sente acolhido. Segundo a fundação, existem 160 mil idosos homossexuais na Espanha que precisam ir à alguma casa de convivência em algum momento da vida.

"Os que agora têm 80 anos não viveram nem mesmo a liberdade do movimento LGBT porque isso não existiu até 2005, quando saímos do Código Penal e entramos no Civil com o casamento igualitário. Muitas pessoas ainda pensam como antigamente", destacou.

Muitos idosos gays, diz Armenteros, têm graves problemas de saúde mental porque "nunca foram compreendidos" e até hoje "são considerados doentes". "É preciso fazer com eles um trabalho enorme", diz.

A expectativa é que o asilo abra as portas no próximo 26 de dezembro.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.