Histórico: transexualidade deixa de ser doença, decide OMS

Manual agora refere-se à transexualidade como 'condição relativa à saúde sexual'

Publicado em 18/06/2018

Organização Mundial da Saúde retira transexualidade da lista de doenças

Uma conquista e tanto para a comunidade transexual. A Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou, nesta segunda-feira 18, a transexualidade de sua lista de doenças mentais.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Em seu site, a agência publicou a nova edição de seu manual de Classificação Internacional de Doenças (CID-11).

A transexualidade, chamada de "incongruência de gênero" no manual, passou a ser "condição relativa à saúde sexual"

O novo nome, segundo a revista Fórum, foi uma maneira encontrada pela agência para incentivar a oferta de políticas públicas de saúde para este segmento.

O anúncio da retirada da transexualidade da lista de doenças foi feito em maio, mas oficializado hoje.

"O raciocínio é que as evidências agora são claras de que a incongruência de gênero não é um transtorno mental, e classificá-la desta maneira causa enorme estigma para as pessoas transgênero", disse a coordenadora da Equipe de Adolescentes e Populações em Risco da agência, Lale Say, em vídeo no canal do YouTube da OMS.

"Ainda há necessidades significativas de cuidados de saúde que podem ser melhor atendidas se a condição for codificada sob o CID", disse.

A homossexualidade foi retirada do rol de doenças da OMS em 17 de maio de 1990. É por causa deste motivo que, todos os anos, em 17 de maio, celebra-se o Dia Mundial contra  Homofobia.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.