ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

Veja as propostas do candidato a deputado estadual Gleyk Silveira

Comunista é presidente estadual da União Nacional LGBT e coordenador mineiro da Aliança Nacional LGBTI+

Publicado em 19/09/2018
Gay e ativista, Gleyk Silveira é candidato a deputado estadual por Minas Gerais
'Quando os parlamentares do meu partido votam, sempre votam do lado certo', diz

Aos 37 anos, Gleyk Silveira é candidato a deputado estadual pelo PCdoB em Minas Gerais.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Autônomo e gay assumido, Gleyk nasceu em Diamantina e foi criado na pequena Couto de Magalhães de Minas, com pouco mais de 4 mil habitantes.

Com atuação política em Santa Luzia por 10 anos, Gleyk chegou a BH em 2008 e é presidente da União Nacional LGBT (UNA/MG).

O ativista também é coordenador da Aliança Nacional LGBTI+ em Minas. "Sempre dediquei minha vida à militância pelas minorias", diz.

Em 2016, Gleyk candidatou-se a vereador pela capital. "Fiz uma campanha direcionada contra o conservadorismo e em nome das pessoas menos favorecidas."

O Guia Gay BH entrevistou o candidato a respeito de suas propostas para LGBT e a população em geral. 

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em relação à proteção e legislação pró-LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que País avance nessa questão?
Conseguimos alguns avanços para a população LGBTI+, só que o ataque a nossa dignidade e a falta de respeito com nossas vidas ainda continuam de forma cruel. Por exemplo: a bancada conservadora não nos permite ter um conselho estadual em MG para avançarmos nessa política.

Eu não vejo uma saída mais eficaz que implementar as políticas públicas junto da população que nos ataca. O movimento aprendeu a falar numa bolha e isso afeta os avanços. Precisamos de um diálogo sério com a população, e para isso temos que ser destemidos.

Nesta campanha eu dialogo mais com o restante da população porque eles são o problema e nada mais eficaz que agir no problema, sem rodeios .

Quais são seus projetos para a população brasileira em geral?
Empregabilidade, incentivo à pequena e média empresa, apoio ao turismo, incentivo ao jovem estudante para ingresssar na faculdade são alguns pontos que focaremos no mandado efetivado.

Votar em você é ajudar a eleger pessoas do seu partido e da sua coligação. Quais são esses partidos? Qual o compromisso deles com a cidadania LGBT?
Basta olhar as votações do meu partido quanto a pautas progressistas. Votamos 100% a favor do povo e com viés progressista. Todo partido tem seus problemas, mas quando os parlamentares do meu partido votam, sempre votam do lado certo, que é a população menos favorecida.

Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay BH com candidaturas de LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas, partidos e coligações de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.