Petição pede mudança no Estatuto da Família, que voltou à Câmara

Homofóbico projeto quer legitimar discriminação a gays e lésbicas

Publicado em 22/02/2015
Famílias formadas por casais gays ficarão à margem da lei
Famílias formadas por casais gays ficarão à margem da lei

Um abaixo-assinado no site Avaaz pede mudanças no Projeto de Lei nº 6.583/2013 que voltou a tramitar na Câmara dos Deputados.

Conhecido como Estatuto da Família, o projeto, de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e desengatevado por ele mesmo, quer deixar claro na Constituição que casais de gays e lésbicas não formam uma família.

Em seu artigo 2º, o projeto diz: "Para os fins desta lei, define-se entidade familiar como o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”.

Ao emprego o termo "descendentes", o PL também exclui as famílias adotativas da definição de família. Por causa desses dois motivos, a Angaad – Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção e o IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família, por meio de suas comissões nacionais de Adoção e da Diversidade Sexual, entendem que o projeto não pode ser aprovado sem a reformulação do conceito de entidade familiar contido no seu artigo 2º.

Com a mudança sugerida, o Estatuto da Família ficaria muito mais inclusivo e dessa maneira: "Art. 2º Para os fins desta lei, define-se entidade familiar como o núcleo social formado por duas ou mais pessoas unidas por laços sanguíneos ou afetivos, originados pelo casamento, união estável ou afinidade".

A petição lembra que da maneira como o projeto está redigido atualmente seria uma afronta à Carta Magna que diz que todos somos iguais em direitos e que "aniquilará inúmeras configurações familiares que serão amputadas e desconsideradas, deslegitimando experiências de afeto, cuidado e solidariedade. As famílias forjadas pelos laços do afeto, sejam homoafetivas, monoparentais e heteroafetivas passarão a viver à margem da lei".

Assine o abaixo-assinado no site da Avaaz clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.