50 LGBT Mais Influentes 2023 - 50º ao 41º lugar

Jornalistas, artistas, empresários e influenciadores estão dentre os destaques do ano

Publicado em 21/02/2024

50 lgbt mais influentes do brasil

Um grupo identitário, tal como um continente, uma nação e uma etnia, também se faz ao reconhecer os seus. 

Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram

Não que a história seja feita apenas por uns, mas é impensável negar que há sim aquelas pessoas que a fazem ganhar relevância, possuem força para aglutinar outras e mereçam ter seu nome lembrado. 

Com LGBT não é diferente! Muito pelo contrário! Para um segmento identitário tão invisibilizado e perseguido por milênios, é necessário e importante distinguir quem é capaz de mover estruturas, arregimentar mentes, cativar pessoas, destacar-se e/ou ser modelo para outros. 

Por esse motivo, mais uma vez, o Guia Gay, rede de cinco sites voltados à comunidade arco-íris e com dez anos de trajetória, faz a edição da lista 50 LGBT Mais Influentes do Brasil.  

É nossa contribuição para que LGBT e toda sociedade possa saber, sem julgamento de valores, indivíduos que detêm estatura social de relevo e colocam seu nome dentre aqueles que possuem habilidade de construir, seja na cultura, no entretenimento, na política, no jornalismo e na economia, por exemplo, o País e, em alguns casos, também os laços que unem o segmento.

O critério não é arrolar heróis ou anti-heróis, bons ou maus, corretos ou não. Não se trata de lista guiada por representatividade de nenhum matiz para além da questão LGBT de forma geral.  

Trata-se, isso sim, de compilado de personalidades com influência, que pode ser formal (tal como o de um gestor público ou empresário), derivada da fama, medida por seguidores ou pelo número de indivíduos sob seu poder, avaliada pelos impactos sociais provocados, dimensionada pelo poder de mobilização demonstrado. Tudo em 2023.  

Quem aqui está conjuga o verbo influenciar. Cabe nós, comunidade arco-íris, fazer o mesmo com o reconhecer! 

50º - Beatriz Chiba e Clara

Beatriz Chiba e Clara: 50 LGBT Mais Influentes do Brasil 2023

Talvez o casal lésbico mais conhecido do TikTok, Bia e Clara já estão há três anos fazendo resenhas de comidas e deixando seus mais de 2,7 milhões de seguidores nesta rede e um 1 milhão no Instagram salivando.

O Reviewsporsp tem seu foco na capital paulista, mas já passou por outros lugares, sempre com grande repercussão. Bem editados, os vídeos primam pelo bom humor, foco nas principais informações e imagens de encher os olhos, sejam voluptuosas massas, hambúrgueres gigantes ou doces escandalosamente lindos.

49º - Leonora Áquilla

Leonora Áquilla - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil 2023

A jornalista e apresentadora trans teve seu poder de influência altamente ampliado em 2023. Em março, tornou-se coordenadora LGBT da prefeitura de São Paulo, cidade com 11,5 milhões de habitantes.

Dentre suas prioridades, está fazer políticas para LGBT e não só para trans, o que muda o foco das gestões anteriores. No cargo, tornou-se ainda mais referência como palestrante em eventos sobre cidadania arco-íris pelo Brasil. Em novembro, foi eleita presidente nacional do MDB Diversidade, uma das maiores agremiações políticas do País.

48º - Thiago Araujo

Thiago Araujo - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

Um dos maiores empresários gays do País, Thiago fez sua festa, Treta, extrapolar divisas e fronteiras e ganhar edições de Belém a Nova York, de Miami a Lisboa. Mais esporádica, a Chá da Alice continuou fazendo edições grandiosas sempre estreladas por nomes do pop.

No Rio, são dele a badalada Pink Flamingo, o Black Cat e o Blue Panda, todos em Copacabana. Para este ano, ele anuncia filial da Pink Flamingo em São Paulo. Jornalista por formação, Thiago também comanda o site Pheeno e o canal Pheeno TV, com entrevistas com personalidades da cena LGBT brasileira.

47º - Andre Gagliano e José Augusto Vasconcelos

50 LGBT Mais Influentes do Brasil 2023 - José Augusto Vanconcelos e André Gagliano

Presidentes do Grupo San, hoje o maior grupo de entretenimento gay do Brasil. Originada em Salvador, a empresa mostrou em 2023 sua vocação para oferecer grandes eventos em vários pontos do País. Na lista estão São Paulo, Rio, Natal, Salvador e Búzios (RJ).

Produziu festivais, show e micaretas de nomes tais como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Daniela Mercury. Alguns deles com dezenas de milhares de pessoas. O carnaval da capital baiana não seria o mesmo sem eles, que produzem os blocos Blow-Out, O Vale, Crocodilo, Largadinho, Coruja e UAU.

46º - Rainer Cadete

Rainer Cadete - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

Em sua sexta parceria com Walcyr Carrasco, o brasiliense de 36 anos finalmente conseguiu aliar sucesso de crítica e público ao interpretar o malandro Luigi, que roubou as cenas na primeira metade de Terra e Paixão em uma parceria irrepreensível com Tatá Werneck. Abertamente bissexual, o ator mostra-se cada vez mais confiante para falar sobre sua sexualidade e está no auge da carreira.

45º - Nany People

Nany People - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

Nany ocupa hoje, simbolicamente, o lugar que já foi de Rogéria. Atriz transexual que não se rende ao politicamente correto, ela tem inserção em quase todos os públicos e é querida dentre héteros e gays, jovens e velhos, homens e mulheres.

É difícil que em qualquer lugar por onde passe - seja uma entrevista, um show ou um programa - Nany não se torne assunto. Continua em alta na TV Globo, onde integrou júri de quadro no Caldeirão do Mion. Em 2023, também estrelou dois filmes e segue com dois espetáculos distintos lotando teatros e espaços pelo País.

44º - Fred Nicácio

Fred Nicácio - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

Passar pelo programa mais comentado da TV, o Big Brother Brasil, pode torná-lo famoso, mas a notoriedade só se mantém se houver algo mais além do que é mostrado nas semanas do jogo. É o caso de Nicácio, que já tinha seus fãs pelo reality Queer Eye Brasil, e se tornou um nome que repercute sobre temas urgentes após participar da atração da TV Globo.

Para mais de 1,3 milhão de pessoas, em redes como Instagram, TikTok e Twitter, o médico - e hoje também comunicador - fala sobre saúde, bem-estar, homofobia e racismo.

43º - Ricardo Sales

50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023 - Ricardo Salles

Sua consultoria, a Mais Diversidade, completou 500 empresas como clientes em 2023. Na lista de companhias que receberam orientações sobre etnia, gênero, orientação sexual e identidade de gênero, por exemplo, há multinacionais e boa parte das maiores empresas nacionais.

Como colunista da Eletromídia, maior empresa de mídia urbana do Brasil e que impacta 22 milhões de pessoas por dia, sua mensagem sobre respeito à diversidade ganhou ainda mais força.

42º - Marcelo Cosme

Marcelo Cosme - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2023

Em meio a tantas conquistas pelos direitos no Brasil e no mundo na última década, pode-se achar natural a presença de Cosme falando abertamente do companheiro em rede nacional. Mas não é. Ainda que tenhamos avançado bastante, o apresentador gaúcho é avis rara num meio ainda dominado pela heteronormatividade como o jornalismo.

Não é exagero falar que ele é o maior nome abertamente gay do telejornalismo e transformou o Em Pauta, uma das maiores audiências da Globonews, em uma atração com a sua cara. Cosme segue também como apresentador eventual do Jornal Hoje, da Globo, aos sábados, e usando suas redes para gritar contra a homofobia e por uma cidadania completa para LGBT.

41º - Erlan Bastos

Erlan Bastos - 50 LGBT Mais Influentes do Brasil 2023

Sabe o que você lê tanto nos perfis de fofoca no Instagram? Muito daí tem o jornalista Erlan Bastos como responsável pela descoberta. Com chamadas sensacionalistas e gorda lista de furos de reportagem, o portal dele, o Em Off, conseguiu se destacar na internet e mostrar que o Nordeste também pode saber em primeira mão da vida dos famosos do Sudeste e repercutir nacionalmente. Apresentador na rede piauiense TV Meio Norte, ele é filiado ao partido Solidariedade e tentará em 2024 novamente ter cargo político.

<<< Clique e veja 50 LGBT Mais Influentes 2023 - 31º ao 40º lugar


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.