Motorista trans do Uber, Roberto Bete estrela campanha de carnaval

Vídeos tratam de violência contra a mulher, racismo, homo e transfobia e direção sob efeito de álcool

Publicado em 09/02/2018
Roberto Bete, motorista transexual do Uber, estrela campanha de carnaval da empresa
Roberto Bete encontrou acolhida na empresa e fez do carro sua fonte de renda

A Uber lançou campanha para conscientização de várias práticas danosas durante o carnaval.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Uma das peças é estrelada pelo motorista transexual Roberto Bete. Com dificuldade para arrumar um emprego formal por causa da dificuldade em alterar seu nome nos documentos, Roberto viu-se aceito como ele é na empresa e fez do carro sua principal fonte de renda.

"Nunca tive discriminação lá", conta. "Antes da minha transição, eu ainda parecia mulher. E eu sofria muito preconceito, porque as pessoas falavam 'ah, mas você quer ser homem, você nunca vai ser homem, você nunca vai ter barba'."

"E, agora, depois da minha transição, é totalmente diferente. Eu sou respeitado. Hoje eu sou eu mesmo, quem eu quero ser.", diz. Roberto critica a reticência de algumas instituições em adotar seu nome social. "Em qualquer lugar que você for, as pessoas têm de estar preparadas pra isso. Porque é uma realidade hoje: isso tá em todo lugar. Você tá andando na rua, e um trans tá passando por você e você nem sabe, você nem imagina."

O motorista é o protagonista do vídeo que discute transfobia e também o hábito criminoso de alguns, durante a folia, de dirigir alcoolizado. Outros temas abordados são racismo e violência contra a mulher. Participam também do debate, nos vídeos, o jornalista Abel Neto, a modela Paola Antonini e a escritora Clara Averbuck.

O primeiro vídeo, que trata de como abordar e não abordar as mulheres na folia, já está no ar:

Para a alegria e sua saúde ficarem lá em cima tanto durante quanto depois do carnaval, conheça as várias alternativas de prevenção ao HIV!Clique aqui e saiba mais sobre a prevenção combinada! #vamoscombinar


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.