Gays deixarem de transar ajudou a diminuir mpox, diz estudo

Antes da vacina chegar, epidemia foi freada pelo comportamento

Publicado em 05/03/2024
Mpox e sexo gay
Para pesquisadores, abstinência e diminuição de parceiros resultou no fim da epidemia

Uma mudança de comportamento dentre homens que fazem sexo com homens foi a principal responsável pelo fim da emergência com a mpox.

Curta o Guia Gay no Instagram

A conclusão é de um estudo do Fred Hutchinson Cancer Center, em Seattle, Estados Unidos, publicado pela revista científica Cell.

"Depois que a epidemia de mpox foi reconhecida, a modificação comportamental na comunidade de homens que fazem sexo com homens resultou em um declínio acentuado na [taxa de transmissão] na América do Norte antes do lançamento da vacinação nos Estados Unidos", afirmou o epidemiologista Miguel Paredes, que lidera a pesquisa.

A doença ficou concentrada dentre gays e bissexuais e teve pior desenvolvimento - incluindo internações e morte - dentre os imunocomprometidos, tais como os que vivem com HIV, sobretudo para quem não faz tratamento do vírus.

Para Paredes, a mudança de comportamento demonstra que as mensagens de saúde pública podem "ser realmente poderosas para controlar epidemias, mesmo enquanto esperamos que coisas como as vacinas cheguem".

Os pesquisadores acreditam que o surto começou entre dezembro de 2021 e março de 2022, no Reino Unido, ainda que o primeiro diagnóstico tenha sido feito só em maio.

Antes do fim do primeiro semestre, o vírus já havia se espalhado por inúmeros países da Europa e Estados Unidos.

Em agosto do mesmo ano as infecções chegaram ao seu pico de transmissão nos Estados Unidos. O país somou, em 2022, 31.698 casos e 56 mortes.

A doença não desapareceu. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos relatou 312 casos este ano. Os estados de Nova York e Califórnia lideram com 77 e 34 casos, respectivamente.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

Tags: mpox

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.