Lula não inclui LGBT em discursos na posse

Petista falou diversas vezes sobre mulheres, negros, jovens e indígenas neste domingo 1°

Publicado em 01/01/2023
lula posse 2023
Lula fez discurso na área externa do Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

LGBT estavam presentes na posse do presidente Lula (PT) neste domingo 1°. Uma gigantesca bandeira arco-íris, por exemplo, estava na multidão de 300 mil pessoas que foi ao evento. Entretanto, Lula não incluiu o segmento nos dois discursos que fez. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Na fala no Congresso Nacional, o petista tratou de vários temas e citou diretamente mulheres, negros, juventude e povos indígenas. 

Momentos depois, aí já na porta do Palácio do Planalto, um grupo de pessoas comuns subiu a rampa com o presidente para lhe entregar a faixa presidencial. 

A ideia foi ter grupo representativo do povo brasileiro para esse ato simbólico. Pelo que divulgou a imprensa, nenhuma das pessoas era LGBT ou pelo menos não foi chamada por tal característica. Entretanto, houve uma pessoa da comunidade arco-íris, o influenciador Ivan Baron.

O grupo foi composto por Aline Souza (catadora), Francisco (10 anos de idade e morador de Itaquera), Cacique Raoni (líder indígena brasileiro), Wesley Rodrigues Rocha (metalúrgico do ABC), Murilo Jesus (professor), Jucimara Fausto (cozinheira), Ivan Baron (pessoa paralisia cerebral) e Flávio Pereira (artesão).

ivan baron LGBT
Ivan Baron, que tem paralisia cerebral, mostra roupa que ele usou na posse

Como último ato público, foi feito discurso no parlatório do Palácio do Planalto. Neste momento, Lula voltou a citar vários segmentos sociais, mas, novamente, não falou de LGBT nem de questões em orientação sexual e identidade de gênero. 

De acordo com o Setorial Nacional LGBT do PT, há uma ministra da comunidade LGBT na gestão petista: Ana Moser, que liderará a pasta dos esportes. 

 

Você já ouviu as melhores músicas de artistas LGBT e aliados de 2022? Curta a playlist Gay Hits - Best of 2022 do Guia Gay:

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.