TransLuz - Outras Expressões Femininas


Mostra de fotografias de Wagner Pina propõe reflexões sobre a transexualidade.

Apropriando-se de um dos grandes temas da fotografia e das artes visuais, a exposição fotográfica apresenta ensaios de nu artístico, levantando questionamentos acerca da identidade e visibilidade, bem como da valorização e inclusão de um grupo historicamente discriminado.

A arte atua como um importante mecanismo de quebra de paradigmas socioculturais e nesse sentido temos diversos exemplos, como Diane Arbus, Pierre Verger, Sebastião Salgado, dentre outros que deram vida com dignidade aos excluídos em suas fotografias.

Dessa forma, o projeto TransLuz tem como fundamento e inspiração a arte enquanto transformação social, capaz de democratizar não apenas o acesso à cultura, quanto promover conscientização sobre as minorias.

Iniciado em 2013 de forma independente, atualmente o projeto reúne mais de 25 mulheres fotografadas de vários Estados, como Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Maranhão.

Wagner Pina é pernambucano/paraibano, fotógrafo, diretor de TV e multiartista. É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e em Licenciatura em Letras, ambos pela Universidade Estadual da Paraíba. É especialista em Gestão e Produção Cultural pela Universidade Federal de Campina Grande e atualmente mestrando em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Pina trabalha nas artes visuais com exploração do cotidiano, da sexualidade, do gênero, da tecnologia e das causas sociais. Sua poética aborda visibilidade e política para minorias e registros históricos em um dado recorte temporal.

Atua como fotógrafo freelancer para agências de publicidade e propaganda. No cinema trabalha com still e roteiro e em 2012 lançou seu primeiro curta-metragem como diretor, intitulado 30 Segundos. Já teve fotografias publicadas em jornais como Folha de São Paulo e Jornal Nacional e revistas de fotografia e artes como Woof Magazine, Sanatório Geral e Blecaute.

Classificação: 18 anos.

  Evento em 04/05/2019Centro Cultural UFMG
   Gratuito.
   04/05 a 30/06
      Sala Experimentação da Imagem
          Terça, quarta, quinta e sexta - 10h até 21h
          Sábado e domingo - 10h até 18h
Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.