Peça gratuita sobre pioneiro gay Harvey Milk tem sessões on-line

Espetáculo 'Eu Não Sou Harvey' pode ser assistido até fim de abril

Publicado em 30/03/2021
Eu Não Sou Harvey com Ed Moraes - peça on-line fala de ativista gay dos EUA
Ed Moares apresenta monólogo até fim de abril. Foto: Caio Oviedo/Divulgação

Espetáculo que fala sobre os últimos dias de vida de um dos maiores ativistas gays norte-americanos, Eu Não Sou Harvey - O Desafio das Cabeças Trocadas fará temporada on-line.

Curta o Guia Gay no Instagram

Idealizada e interpretada por Ed Moraes, a peça parte do Brasil colonial até chegar aos Estados Unidos de 1978 quando Harvey Milk tornou-se o primeiro gay e LGBT eleito para um cargo público no país. Ele foi assassinado a tiros, aos 48 anos, no final do mesmo ano.

"Decidi falar do primeiro político assumidamente gay dos EUA a ser eleito, um agente transformador e ícone mundial do movimento LGBTQIA+, que teve apenas 11 meses de mandato e que foi brutalmente assassinado. Não preciso nem dizer que essa era a ponte que ligava São Francisco (Califórnia) de 1970 ao Brasil atual e seu ranking mundial de assassinato à comunidade LGBTQIA+", explica Moraes.

A encenação e o texto de Michelle Ferreira não têm a proposta de reconstruir de maneira factual e cronológica a trajetória de Milk. Em vez disso, partem de vários símbolos e de cenas bem dinâmicas para traçar paralelos entre a figura do ativista norte-americano, a realidade brasileira e os processos históricos que levam a humanidade a cometer atrocidades como essa.

"Eu diria que o solo é um passeio por alguns pensamentos econômicos, científicos e históricos que permeiam os últimos séculos da humanidade", afirma Ferreira.

"Vivemos em um mundo complexo capitalista e temos que saber da nossa História e de onde as coisas vêm e por que elas acontecem. Então, a ideia é, através desses processos, contar por que uma coisa que parece impossível ou ridícula foi possível e se não tomarmos cuidado voltará a acontecer. E para mim era muito importante falar não apenas da vida de uma pessoa, mas dos processos históricos de toda a humanidade."

O espetáculo estreou em fevereiro de 2020 no Sesc Pinheiros, em São Paulo, e foi interrompido por causa da pandemia do novo coronavírus. A nova temporada, agora digital, faz com que a produção possa ser assistida em todo o Brasil. 

A peça fica disponível aos espectadores de 1º a 30 de abril, em qualquer horário, no site do ator. Mais informações você tem em nossa Agenda.

Na quinta, dia 1º, às 18h, Moraes realiza o Café com Milk, live em seu perfil no Instagram com o tema "A arte como ferramenta política". Participarão do bate-papo o ex-deputado federal Jean Wyllys e o ativista Renan Quinalha.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.