Série 'Favela Gay' mostra realidade LGBT nas periferias

Produção que pode ser vista no Canal Brasil é inspirada em documentário de mesmo nome

Publicado em 26/03/2020
Série Favela Gay, do Canal Brasil, mostra realidade de LGBT na periferia
Produção encontrou histórias em vários Estados do País

Inspirada no filme homônimo, a série Favela Gay está nas telas do Canal Brasil semanalmente e retrata a dificuldade de ser LGBT longe dos grandes centros urbanos.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Dirigida por Rodrigo Felha - que foi responsável pelo documentário de 2014 - a produção circulou por Rio Grande do Sul, Pará, Bahia e Distrito Federal, dentre outros locais.

Os conflitos familiares, o sofrimento por se manter no armário e envolvimentos com drogas e prostituição são algumas das questões abordadas pelos entrevistados. No filme, Felha mostrava o cotidiano de LGBT em morros e comunidades do Rio de Janeiro.

"Sempre colocam os moradores de favelas e os gays como pessoas diminuídas, sofredoras. Fiz na série o mesmo que no documentário: naturalizei essa gente como a sociedade deve naturalizar. Eu as mostro como elas são. Pessoas que precisam de mais visibilidade para dizer o que pensam, expor seus sentimentos, suas dores e, sobretudo, suas vitórias. A série e o filme buscaram captar a essência dos entrevistados", contou o diretor ao Terra.

Felha conta que teve a sorte de captar recursos em um governo que tratava a cultura como arma da sociedade para absorver conteúdo. "Havia portas abertas. Hoje, com esse desgoverno, a cultura não é mais usada para discutir a diversidade de gêneros para que as pessoas em geral possam ser mais compreensivas e amorosas entre si."

O diretor acredita que a televisão pode ajudar a naturalizar a questão LGBT. "Por exemplo, assim como é normalizado o casamento entre homem e mulher, precisamos naturalizar o casamento homoafetivo. A TV tem o poder de trazer à tona essa discussão e quebrar barreiras. Por isso esse desgoverno diminuiu o orçamento para o audiovisual. Ele sabe que é uma ferramenta de longo alcance que pode deixar um legado."

Favela Gay tem 10 episódios e passa todas as quarta-feiras, às 19h30, no Canal Brasil. As reprises vão ao ar às segundas (12h30) e terças (7h30).


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.