303 pessoas trans farão Enem usando nome social este ano

Número de solicitações desse direito - que é garantido desde 2014 - caiu

Publicado em 15/10/2017
303 pessoas trans e travestis usarão nome social no Enem
São Paulo, Minas, Rio e Bahia são os Estados com mais alunos com nome social

Este ano, 303 pessoas transexuais e travestis usarão nome social para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), São Paulo, com 72 pessoas, é o Estado com maior número de participantes que vão usar o nome social. Depois, aparece Minas Gerais, com 41 candidatos, e Rio de Janeiro e Bahia, com 31 pessoas cada.

Nos dois dias do exame (5 e 12 de novembro), os participantes que fizeram essa opção deverão ser tratados pelo nome com o qual se identificam e não pelo que consta no documento de identidade.

De acordo com a Agência Brasil, o número de participantes que usarão nome social no Enem é menor que o do ano passado (407). Em 2014, quando começou a valer este direito, 102 pessoas o solicitaram; no ano seguinte foram 278.

No entanto, o número geral de participantes do exame também caiu: de 8,6 milhões em 2016 para 6,7 milhões em 2017. Segundo o Inep, a queda no número de inscritos pode ser explicada pelo número de estudantes que deixarão de fazer a prova para obter a certificação do ensino médio, que a partir deste ano deverá ser feita por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.