A parada de BH agora tem data certa para ir às ruas: sempre no terceiro domingo de julho.
Entre no grupo de Whatsapp do Guia Gay e não perca nenhuma notícia
O Dia Municipal da Parada do Orgulho LGBTQIA+ foi aprovada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte e sancionada pela Prefeitura de Belo Horizonte. A decisão publicada no Diário Oficial do Município.
A data entra no calendário oficial da capital mineira.
O dia não foi por acaso. Foi escolhido pelo Cellos-MG, que organiza a marcha, e costuma ser o fim de semana em que o evento é realizado.
"Após dez anos de luta pela oficialização do Dia Municipal da Parada do Orgulho LGBTQIA+, nada faz mais sentido do que reconhecer esse momento democrático da cidade, que já existe, gera retorno financeiro, insere Belo Horizonte no cenário do turismo e da cultura, contribui para o reconhecimento de artistas locais e, sobretudo, afirma a cidadania e a identidade LGBT", celebrou o presidente da entidade, Maicon Chaves.
"Nesse processo, não podemos jamais esquecer o papel do vereador Pedro Patrus [PT], que foi o primeiro parlamentar a acolher nossa demanda e que, todos os anos, tenta colocá-la em pauta, enfrentando resistências. É claro que a decisão também depende da coragem do Poder Executivo em sancionar a proposta, mas não havia motivos para que isso não acontecesse. Precisávamos de uma legislação que reconhecesse oficialmente esse nosso dia de luta."