Bissexual, vereador Gabriel Azevedo pode ser cassado

Processo foi instaurado e parecer deve vir em até três meses

Publicado em 06/09/2023
Vereador bissexual Gabriel Azevedo pode ser cassado
Vereador foi o quarto mais votado nas últimas eleições. Foto: Karoline Barreto/CMBH

O vereador Gabriel Azevedo (sem partido) poderá perder o mandato e ficar inelegível por oito anos.

Curta o Guia Gay no Instagram

Na segunda-feira 4, com 26 votos a favor e 14 abstenções, foi instaurado processo de cassação de seu mandato.

O parecer deve ser dado em até 90 dias por uma comissão processante, que será formada pelas vereadoras Professora Marli (PP), Janaina Cardoso (União) e Iza Lourença (PSOL).

Para ser aprovada, a cassação deve ter maioria qualificada, o que significa 28 votos favoráveis.

O pedido de perda do mandato foi feito pela ex-vereadora e atual deputada federal Nely Aquino (Podemos). Ela alega que ele agiu com quebra de decoro parlamentar em discussões com outros vereadores e abuso de poder.

Na prática, entretanto, segundo o G1, vereadores veem como motivação para a abertura do processo desentendimentos de Gabriel com a bancada ligada a Aro, que foi essencial na eleição dele para a presidência, mas que hoje está aliada à base do prefeito Fuad Noman (PSD).

Na sexta-feira 1º, Gabriel conseguiu decisão da Justiça em segunda instância que impede seu afastamento da presidência da Câmara de Vereadores de BH. 

Ele chegou à presidência em dezembro passado e almeja se lançar candidato à prefeitura da capital mineira nas eleições de 2024.

Gabriel é bissexual assumido e está no segundo mandato na Câmara. Em 2020, ele foi o quarto vereador mais votado na cidade e único homem da comunidade LGBT eleito.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.