Bolsonaro afirma que vacina anti-covid causa aids. Vídeo é bloqueado

Suposta fonte de informação do presidente, governo britânico negou veracidade da pesquisa

Publicado em 25/10/2021
bolsonario aids hiv
Facebook e Instagram tiraram vídeo do ar. Médicos tiveram de se pronunciar para desmentir informação

Facebook e Instagram tiraram do ar vídeo em que presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) faz alusão a vacinas contra covid-19 causarem aids.

Curta o Guia Gay no Instagram

Na quinta-feira 21, em sua live semanal, Bolsonaro leu suposta notícia que alertava que "relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados [contra a covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [aids] muito mais rápido que o previsto".

O tal relatório britânico jamais existiu.

Esta foi a primeira vez que as redes sociais excluíram uma live do presidente. Essas transmissões ocorrem a cada quinta-feira.

Antes disso, o Facebook havia retirado uma postagem de Bolsonaro, de março de 2020, em que ele defendia fim do isolamento social e uso de cloroquina para tratamento da doença.

"Nossas políticas não permitem alegações de que as vacinas contra covid-19 matam ou podem causar danos graves às pessoas", explicou o porta-voz da companhia - Facebook e Instagram pertencem aos mesmos donos.

No fim de semana, inúmeros médicos e cientistas precisaram esclarecer - em redes sociais e na imprensa - que não há nenhuma possibilidade de qualquer vacina contra o coronavírus transmitir o vírus HIV ou fazer o paciente adoecer com aids.  

"Não se conhece nenhuma relação entre qualquer vacina contra a covid-19 e o desenvolvimento de síndrome da imunodeficiência adquirida", divulgou o Comitê de HIV/Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.