Colunista de O Globo chama de mentira rankings de mortes de LGBT

Eduardo Affonso mostrou contradições de entidade ativista e pente fino sobre números

Publicado em 10/03/2021
grupo gay da bahia antra travestis morte ranking
Para autor, mortes de LGBT são preocupantes e movimento não deveria forjar lista. Foto: Depositphotos

Enquanto o ativismo coloca o Brasil como o país que mais mata trans e LGBT no mundo, o colunista do jornal O Globo Eduardo Affonso usa outro aposto: Campeão de Mentiras. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Em artigo com esse título no períodico da segunda 8, o cronista colocou em dúvida os números de mortes de LGBT apresentados por entidades arco-íris ao mesmo tempo que criticou a imprensa por acreditar nas falas das entidades sem verificar os dados. 

"A grande imprensa acolheu, sem questionar e sem verificação independente, os números divulgados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) e pela Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil). Estava criado o mito de sermos campeões mundiais de homofobia e transfobia."

Como um dos embasamentos para sua reprovação, Eduardo citou levantamento que passou pente fino em uma das listas de assassinatos. 

Mais
>>> IBGE e estudioso negam ter afirmado que trans vivem até 35 anos

"Um estudo conduzido pelo biólogo e geneticista Eli Vieira concluiu que 88% dos casos listados pelo GGB eram falsos ou controversos. Para tornar tudo um pouco mais nebuloso, o acesso a esse material se tornou restrito."

A análise feita por Eli, que é homossexual, está disponível na internet

O colaborador do jornal também apontou contradições encontradas dentro dos próprios relatórios feitos pelo ativismo. 

"A Antra admite que “na maioria dos países, os dados sobre a violência contra pessoas trans não são produzidos sistematicamente”. Ainda assim, coloca o Brasil no topo desse pódio macabro."

O cronista afirmou que as mortes de pessoas do segmento merecem atenção da sociedade, mas que tal luta não pode usar inverdades. 

"Os números da violência contra os LGBTQI+ no Brasil são altos o suficiente para provocar indignação e ensejar medidas urgentes de proteção. Mas não é preciso inventar um ranking. Ou alguém acha mesmo que no Brasil, só em 2020, houve quase nove vezes mais mortes por transfobia que em toda a Ásia, e dez vezes mais que no continente africano inteiro, nos últimos 12 anos?"


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.