Com 9 anos, Amora realiza o sonho de ser Miss Trans Infantil

Criança do interior de São Paulo colecionou realizações em 2020: transição, coroa e conhecer o prefeito

Publicado em 19/12/2020
amora menina trans miss sertãzinho
Pequena exibe com orgulho faixa e coroa. Na escola, conversa fez ambiente ser acolhedor e respeitoso

O ano de 2020 foi muito especial para Amora Camargo, de nove anos. Não foi apenas quando ela transicionou e passou a viver conforme seu gênero feminino. Nos últimos meses, ela realizou outros dois grandes sonhos: virar miss e conhecer o prefeito de sua cidade, Sertãozinho, interior de São Paulo. 

Curta o Guia Gay BH no Facebook

No sábado 19, ganharam as redes sociais fotos do político, Zezinho Gimenez, com Amora, que exibia sua coroa. 

A mãe, Paulinha Camargo, explicou a nossa reportagem o quanto significou esse encontro para a pequena. 

"O Zezinho é uma pessoa muito importante na cidade, foi várias vezes prefeito. E a Amora tinha esse sonho mesmo de conhecê-lo."

A oportunidade e a vontade não vieram por acaso. Paulinha explica que o mandatário é grande apoiador da ONG local Primavera, com foco na cidadania LGBT, e do Mães Pela Diversidade, coletivo do qual ela participa. 

Aliás, essas duas instituições têm muito a ver com todas conquistas de Amora.

amora sertãozinho ong primavera rodrigo cavalheiro
O prefeito Zezinho e o presidente da ONG Primavera, Rodrigo Cavalheiro ganham a honra de ter foto com a miss

Paulinha explica que o suporte recebido pelo presidente da entidade de Sertãozinho, Rodrigo Cavalheiro, e a troca de informações e experiências que têm com outras mães e pais de crianças e jovens trans foram e ainda são importantes para fazer de Amora uma criança realizada. 

Foi dessa rede de contatos que surgiu, em meados do ano, empresa especializada em concursos de misses. A demanda era realizar o grande desejo da criança de competir. 

Rodrigo explica que a conversa com a agência foi cercada de cuidados para que Amora não tivesse qualquer experiência traumática. 

"Pensamos em inscrevê-la no concurso regular de miss, mas poderia haver rechaço de pais e mães de outras crianças", disse o ativista.

A saída foi dar a ela, por aclamação, a coroa e faixa de 1ª Miss Trans Infantil de Sertãozinho e depois de Miss São Paulo na mesma categoria. 

Outro grande momento seria dar a Amora a faixa nacional, o que seria realizado em agosto durante o Miss Gay, em Juiz de Fora (MG). A pandemia adiou essa realização. 

Enquanto isso, é cotidiano o trabalho para que o preconceito não tire o brilho do sorriso da pequena, explica a mãe. 

"Há muita falta de informação! Na escola, tive conversa de uma hora com a diretora. Ela ouviu tudo, expliquei o que é transexualidade, foi ótimo. E hoje minha filha é muito respeitada e querida lá. E já tem o nome social nos documentos."

Pelo visto, nada fará a coroa de Amora cair já que ela não vai baixar a cabeça!  


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.