Na terça=feira 4, eleitores de Nova York elegeram Zohran Mamdani como novo prefeito. Muçulmano e imigrante, ele chegou a fazer campanha em endereços LGBT da cidade.
Na reta final da campanha, no sábado passado, Mamdani esteve na festa Papi Juice, criada em 2013 e que já teve edições em várias partes dos Estados Unidos e também do mundo.
"Vocês estão prontos para vencer esta eleição?", perguntou o então candidato de 34 anos quando lhe deram o microfone no palco do evento.
"Vocês estão prontos para derrotar Andrew Cuomo? Vocês estão prontos para fazer história?”, continuou ele.
Mamdani brincou ainda dizendo que ele era o primeiro candidato a prefeito a comparecer à Papi Juice.
Antes disso, ele já havia prometido investir US$ 57 milhões (cerca de R$ 300 milhões) em centros médicos e ONGs que oferecem atendimento para transição de gênero.
A grande bandeira de campanha de Mamdani foi lutar contra o alto custo de vida da maior cidade estadunidense. Ele quer supermercados subvenciados pelo governo, creches públicas e congelamento dos aluguéis.
Com 90% dos votos apurados, o democrata Mamdani estava com 50,4% dos votos, contra 41,6% do ex-governador do Estado de Nova York Andrew Cuomo, que concorreu por partido independente. O republicano Curtis Sliwa soma apenas 7,1% dos votos.
Nascido em Uganda, Mamdani é filho de mãe indiana e pai ugandês. Mudou-se para os Estados Unidos aos 7 anos e construiu carreira política no Estado de Nova York, onde se tornou deputado estadual em 2021.