Cresce nº de atendimentos no Centro de Referência LGBT de BH

Órgão da Prefeitura presta apoio psicossocial e acolhe denúncias em casos de violência

Publicado em 18/05/2019
Centro de Referência LGBT (CRLGBT) de Belo Horizonte
Marcela Rosa (à dir.) utiliza o Centro e elogia o serviço. Fotos: Stenio LIma/Prefeitura de BH

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou dados do Centro de Referência LGBT (CRLGBT) relativos aos primeiros meses deste ano.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Entre janeiro e 15 de maio de 2019, o órgão, que ganhou sede nova em dezembro, realizou 434 atendimentos ante 409 em todo o ano passado. Em 2017 foram 165 atendimentos e 123 em 2016.

Segundo a prefeitura, dois novos assistentes sociais foram incorporados ao grupo de trabalho, o que possibilitou fortalecimento de atividades já desenvolvidas e ampliação da capacidade de atendimento e articulação junto à rede de serviços e garantia de direitos da Prefeitura e outras instâncias.

Usuária do centro, Marcela Rosa da Silva, de 41 anos, elogia a mudança de endereço. "Desde a minha primeira vinda, mudou muita coisa. O pessoal acolhe a gente com tanto amor, que me sinto em casa. Tem mais privacidade! Se eu precisar de alguma coisa que estiver ao alcance do Centro, sei que eles podem me apoiar na garantia do meu direito. Que lugar fora daqui eu poderia buscar ajuda?”, relata. 

Em 2018, Marcela teve acesso ao curso de gastronomia mineira e belo-horizontina, por meio do programa Valorizar a Gastronomia, promovido pela Prefeitura, e se qualificou para o mercado de trabalho na área como auxiliar de cozinha.

Ela ainda se cadastrou no banco de currículos de pessoas trans e recebeu orientações e informações sobre a retificação do pré-nome nos documentos. 

O Centro é um equipamento que compõe a estrutura da Prefeitura de Belo Horizonte, vinculado à Diretoria de Políticas para a População LGBT da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadani

As atividades desenvolvidas pela diretoria se estruturam em quatro eixos: intersetorialidade; participação/mobilização social; formação e atendimento psicossocial, sendo este último atribuição exclusiva do CRLGBT.

As ações do centro de referência consistem na oferta de serviços como atendimento psicossocial individual ou coletivo, acolhimento de denúncias em casos de violações de direitos ou violência em virtude de orientação sexual, discussões de caso com serviços e parceiros da rede de atendimento, bem como orientações e encaminhamentos para outros serviços municipais e rede de garantia de direitos.

Subsecretário de Direito e Cidadania, Thiago Alves explica como as ações desenvolvidas pela Prefeitura garantem direitos para essa população.

"Quando o acesso de determinados grupos a direitos e garantias que são de todos é dificultado ou prejudicado, ações precisam ser criadas para reparar e evitar essas violações. Essa é a função do centro de referência: ser um equipamento de referência para colaborar com a equidade de direitos e o combate à violência contra a população LGBT", define.

CRLGBT - Centro de Referência LGBT de BH

O compromisso da gestão com o fortalecimento de políticas públicas voltadas a esse público é reafirmado pela diretora de Políticas para População LGBT, Dayara Carvalho.

"As atividades desempenhadas pela diretoria e pelo CRLGBT são de suma relevância para o combate à LGBTfobia e para a garantia do acesso aos serviços, programas e projetos, de forma igualitária, pautada no respeito à diversidade. Essa população vivencia constantemente situações de risco e violações."

E continua: "Nossas ações visam à promoção e defesa dos direitos no enfrentamento ao preconceito, violência e discriminação por orientação sexual."

De acordo com o coordenador do Centro de Referência LGBT, Gustavo Magalhães, o aumento no número de atendimentos está ligado a algumas variáveis.

"Nunca tivemos uma sede de porta para a rua. O espaço novo é fundamental porque as pessoas passam a ter uma identidade com o centro de referência e sua equipe técnica. Hoje o espaço é mais aconchegante e receptivo, fortalecendo a capacidade de defesa e promoção dos direitos humanos para a população LGBT", salienta.

Mais informações sobre o CRLGBT estão em nosso Roteiro clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.