Cúpula da Igreja Católica do Rio procura abrigo para pessoas trans

Coletivo Casa Nem deverá desocupar imóvel e mais de 60 pessoas ficarão sem onde morar

Publicado em 24/07/2020
Padres ajudam travestis a encontrar novo centro de acolhida no Rio de Janeiro
Religiosos e representantes do poder público e da Casa Nem se reuniram no Palácio da Cidade

A Arquidiocese do Rio de Janeiro juntou forças à Coordenação Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio para buscar abrigo a 60 pessoas - em sua maioria travestis e transexuais - que ficarão sem teto.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Por decisão judicial, o grupo terá de desocupar a Casa Nem, centro de acolhida e assistência social localizado em Copacabana, zona sul da cidade.

Os padres Geovane Ferreira da Silva (Vigário Episcopal do Vicariato Sul) e Manuel de Oliveira Manangão receberam pedido da Casa Nem para que intercedessem junto ao poder público em busca de alguma saída.

Na quinta-feira 23, os religiosos, em nome do Cardeal-Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, se reuniram com o coordenador Especial da Diversidade Sexual, Nélio Georgini, o corpo jurídico da Arquidiocese, a advogada da Pastoral das Favelas, Eliane Souza de Oliveira, a coordenadora do programa estadual Rio sem Homofobia, Caroline Caldas, e a liderança da Casa Nem, Indianarae Siqueira.

O imóvel precisa ser desocupado na segunda-feira 27 atendendo decisão da juíza Daniela Bandeira de Freitas, da 15ª Vara Cível do Rio, de 18 de junho. Até o início da tarde da sexta 24, não havia ainda uma solução. 

A ação de reintegração foi movida pela Iliria Administração de Imóveis e Negócios LTDA, administradora que representa o espólio do imóvel que o grupo e outros movimentos sociais ocuparam.

A gestão municipal não tem como abrigar as pessoas. O Centro Provisório de Atendimento LGBT (CPA IV), inaugurado pela prefeitura, disponibiliza 40 vagas, mas 36 já estão ocupadas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.