Damares comenta caso Suzy e diz: 'Travestis não querem privilégios'

Ministra afirmou que reportagem pegou péssimo exemplo e que presas trans precisam ser ressocializadas

Publicado em 12/03/2020
Damares Alves fala sobre transexual Suzy presa em SP
Ministra afirma que presas trans querem celas separadas para não serem estupradas

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, pronunciou-se sobre o polêmico caso envolvendo a transexual Suzy Oliveira.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Presa na Penitenciária José Parada Neto em Guarulhos (SP), Suzy foi uma das retratadas em reportagem sobre dificuldades enfrentadas por trans e travestis nos presídios brasileiros no Fantástico, da TV Globo, no último dia 8.

Suzy ganhou um abraço do médico Dráuzio Varella no fim da matéria e compadeceu a audiência e muitos brasileiros. Uma semana depois, no entanto, descobriu-se que ela cumpre pena por ter estuprado, assassinado e escondido o corpo de um menino de nove anos.

"A reportagem pegou um péssimo exemplo. Ela cometeu um crime bárbaro, grave. E temos que tomar cuidado com as reportagens que romantizam o crime", afirmou Damares, em entrevista em vídeo ao deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP).

A ministra lembrou que, apesar disso, a presa tem o direito de ser ressocializada. "Detento tem o direito de ressocialização", disse.

"As travestis quando chegam nos presídios, elas se tornam depósitos. (...) Elas quando ficam nas celas, dentro delas é escondido celulares, drogas (sic)", comentou a ministra a respeito de pesquisa feita com esta comunidade em 2019 pela sua pasta.

"Elas querem privilégio? Não. O que as travestis nas pesquisas pediram? Que elas tenham uma cela separada para que elas possam dormir. Porque tem noite que elas não conseguem dormir. Porque elas são o tempo todo estupradas nas celas."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.