Deputadas trans e lésbica podem se enfrentar pela prefeitura de BH

Duda Salabert (PDT) e Bella Gonçalves (Psol) já constam em pesquisas de intenção de voto

Publicado em 01/01/2024
bella Gonçalves duda salabert
Bella foi a primeira vereadora assumidamente lésbica de BH. Duda, a primeira deputada federal trans

Algo inédito pode ocorrer nas próximas eleições municipais de BH: uma candidata lésbica assumida e outra trans disputarem o cargo de prefeita. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Dentre os nomes cogitados para estar nas urnas para esse cargo em outubro de 2024 estão o da deputada estadual Bella Gonçalves (Psol), que é homossexual, e da parlamentar federal Duda Salabert (PDT), que é trans e também lésbica. 

Ambas já figuram em pesquisas eleitorais. No domingo 31 de dezembro foi divulgado levantamento pela Atlasintel

Aí, lidera o conservador Bruno Engler (PL), com 31,4%. Na sequência, vem o deputado federal Rogério Correia (PT), com 21%

Duda está em quarto lugar, com 2,9%. Bella vem em seguida com 2,5%. 

Bella foi vereadora em BH de 2018 a 2022. Há dois anos, conquistou cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ela fez história por ter sido a primeira parlamentar municipal da capital assumidamente lésbica. 

Ela já trabalha na sua pré-candidatura, cujo slogan é Brilha + BH. 

De 2020 a 2022, a psolista teve como colega Duda Salabert, que tinha sido a primeira pessoa trans candidata ao Senado Federal na América Latina. Ano passado, ela e Erika Hilton (Psol-SP) se tornaram as primeiras parlamentares federais não-cisgêneros do País. 

Em pesquisa Futura Inteligência/Apex Partners, divulgada semana passada, Duda está com 12,3% de intenções de voto e fica atrás apenas do deputado federal Nikolas Ferreira (28,3%). O político tem condenação na Justiça por transfobia contra a parlamentar. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.