Dicionário nos EUA acaba com a palavra 'homossexual'

Mudanças incluem verbetes novos, tais como 'nome morto', usado por transexuais

Publicado em 04/09/2020
Dicionário exclui palavra homossexual nos EUA
Segundo dicionário, a palavra 'homossexualidade' estava ligada a doença

Algo no mínimo esdrúxulo ocorreu com o Dictionary.com,uma das plataformas sobre língua inglesa mais usadas na internet. O dicionário fez uma das maiores atualizações em sua história e excluiu as palavras "homosexuality" (homossexualidade) e "homosexual" (homossexual).

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Os termos que faziam referência a orientação sexual foram substituídos por "gay", "gay man" (homem gay), "gay woman" (mulher gay) e "gay sexual orientation" (orientação sexual gay). 

A mudança foi feita sob diretrizes da Associação Americana de Psicologia e da Associação contra a Difamação de Gays e Lésbicas, conhecida pela sigla Glaad, uma das maiores entidades LGBT dos Estados Unidos.

Em seu site, o Dictionary.com se justifica desta forma: "Os termos usados anteriormente, homossexual e homossexualidade, originaram-se como linguagem clínica, e os dicionários historicamente perceberam essa linguagem como científica e imparcial."

"Mas homossexual e homossexualidade estão agora associados a patologia, doença mental e criminalidade, e assim implicam que ser gay - uma maneira normal de ser - é doente ou errado."

É curioso que todos os outros termos ligados a sexualidade continuam existindo no dicionário.

Para bissexualidade e pansexualidade, eles até ampliaram o conceito. A bissexualidade, por exemplo, teve acrescida o advérbio "emocionalmente" em sua definição, que ficou assim: "trata-se de pessoa que é romanticamente, emocionalmente ou sexualmente atraída por homens e mulheres, ou por pessoas de várias identidades de gênero".

A atualização, que alterou 15 mil palavras, também adicionou termos como "deadname" (nome morto), "gender-inclusive" (gênero-inclusivo), "biromantic" (birromântico) e "trans+".


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.