Duda Salabert é vítima de transfobia de vereador cristão

Wesley Autoescola (Pros) fez fala desconsiderando que a parlamentar, que é transexual, seja mulher

Publicado em 02/01/2021
duda salabert wesley autoescola camara municipal de BH
Duda afirmou que poderá agir para responsável sair preso da casa legislativa. Wesley falou de religião

Já no primeiro dia como vereadora de Belo Horizonte, na sexta 1º, Duda Salabert (PDT) foi vítima de transfobia. Colega dela no Poder Legislativo fez fala na qual desconsidera que a professora, que é transexual, seja mulher. 

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Durante debate para votação da direção da casa, o vereador Wesley Autoescola (Pros), da chamada frente cristã na câmara, deu parabéns a Professora Marli (PP) por ela, nas palavras dele, ter sido a mulher com mais votos.

Duda não foi apenas a mulher mais votada nessa legislatura como também a pessoa que mais teve votos em toda história da capital mineira: mais de 37 mil. 

No início da fala de Wesley, era possível imaginar que a congratulação iria para Duda, já que ela também é docente. Entretanto, o vereador deixou claro que não. 

“Quero aproveitar este momento e, até mesmo como um dos líderes da frente cristã nestes quatro anos, que findaram ontem, quero dar parabéns especial a vereadora mais bem votada nesta legislatura. Uma professora que realmente tem e deixou legado muito grande por onde passou e trouxe votação que surpreendeu a muitos. Quero parabenizar a professora Marli.”

O parlamentar arrematou a fala com discurso religioso. "Belo Horizonte é uma cidade conservadora, como o IBGE de 2010 disse que 90% da população se declara cristã."

Conforme site de notícias BHAZ, Duda afirmou que sempre dá uma chance a todas pessoas, mas que tomará ação enérgica caso a discriminação volte a ocorrer. 

"Espero que esta Casa não volte a figurar em página de jornal no campo policial. Transfobia é crime e inafiançável. Espero que nenhum vereador saia preso por racismo ou transfobia. 

Duda foi candidata à presidencia da Câmara Municipal, mas perdeu por receber apenas sete votos. Nely Aquino (Podemos) venceu com 34. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.