Entidades brasileiras se opõem ao uso do termo queer

Fala confronta diretamente posição de grupo de coletivo cultural

Publicado em 08/09/2021
queer sigla
Apagamento de identidades e inexistência de luta coletiva queer no Brasil foram os argumentos. Foto: Depositphotos

Duas entidades ativistas LGBT brasileiras se posicionaram em desfavor do uso do termo queer na luta arco-íris. 

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Em textos abertos, a ONG Somos, de Porto Alegre e uma das mais antigas LGBT no País, colocou-se contra tanto a inclusão da sigla Q no acrônimo que nomeia o ativismo quanto como palavra generalizante. 

Ao defender o uso da sigla LGBTI+, o coletivo falou de porquê não incluir de forma expressa o Q.

"A letra Q, que indica a palavra "queer", contém um paradoxo importante que justifica, para nós, com que não seja incluída na sigla. Queer é uma palavra que é importada para o contexto brasileiro como um movimento teórico e político de contestação identitária, cujo interesse é justamente o de questionar a identidade como algo fixo dos sujeitos."

A entidade afirma que isso não impede que uma pessoa se nomeie como tal, mas que, pela trajetória histórica nacional ativista, não há razão para o Q ser citado. 

Em outro texto, intitulado "Queer não é uma identidade coletiva no Brasil", a entidade citou e concordou com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) no rechaço a chamar toda comunidade LGBT de queer. 

"Queer não é uma identidade coletiva no Brasil e também não pode ser utilizado como termo guarda-chuva para definir as populações LGBTI+ no nosso país contemporâneo, como disse a Antra, com a qual concordamos profundamente."

Recentemente, a entidade trans afirmou que querer resumir toda a diversidade LGBT no termo generalizante queer seria apagar histórias de luta e pluralidade de corpos. 

A ONG Somos termina a defesa com posição a respeito de quem poderia debater o assunto. 

"É tarefa dos movimentos sociais fazerem o debate coletivo e representativo sobre o que significa essa palavra hoje. São eles que estão no trabalho de ponta atendendo pessoas da nossa população vítimas de violência, em situação de rua, insegurança alimentar e desprotegidas socialmente."

A fala é frontalmente oposta à do coletivo artístico internacional Ssex BBox, que defendeu recentemente a utilização de queer como termo guarda-chuva e o uso da sigla LGBTQIA+ (veja abaixo).

As postagens do Somos e do Ssex Bbox sobre queer como palavra generalizante foram feitas em 31 de julho. 

ssex bbox

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.