Entidades LGBT da Venezuela se silenciam sobre queda de Maduro

País tem leis que impedem críticas públicas ao governo nacional. Presidente foi capturado pelos EUA

Publicado em 03/01/2026
nicolas maduro gay lgbt venezuela
País comandado por Maduro até este sábado tem lei que pune quem critica o governo

Entidades LGBT da Venezuela não se manifestaram sobre o fato de os EUA terem capturado o presidente do país, Nicolás Maduro, na madrugada do sábado 3. 

Entre no grupo de Whatsapp do Guia Gay e não perca nenhuma notícia

O Guia Gay analisou redes sociais de importantes coletivos arco-íris às 21h do Brasil desse dia e nada foi encontrado com menções sobre o ocorrido. 

A entidade Unión Afirmativa, com 25 anos de atuação, repostou mensagem de autoajuda em 1º de janeiro no X. Desde então, nada foi divulgado. O silenciamento também ocorreu no Facebook

Outra importante organização, o Movimento Somos, promotor de paradas do orgulho, tampouco se manifestou no Instagram. 

A Tu País Plural, com 21,5 mil seguidores, fez a última postagem em 20 de outubro. 

Por conta das situações políticas e econômicas do país, o coletivo Venezuela Igualitaria, de atuação nacional, deixou de existir em 2024, mas continua a postar informações no Instagram. Entretanto, nada foi dito sobre a queda de Maduro. 

A população tem grande receio de se pronunciar sobre o governo porque o regime madurista incentiva a população a denunciar quem faz críticas ao poder central. Há inclusive um aplicativo para tal. 

As penas para quem difundir informação avaliadas pelo governo como prejudicial à revolução bolivariana podem ser de até décadas de detenção. 

Com a saída de Maduro, não está claro se tal norma continua em vigor. 

O país não possui norma constitucional para vedar a discriminação contra LGBT, não concede o direito ao casamento para casais do mesmo sexo tampouco reconhece composições homoparentais como família. 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.