Estudante trans em lua de mel morre sob custódia da polícia

Família do peruano Rodrigo Ventosilla fala de transfobia. Autoridades descartam qualificação

Publicado em 02/09/2022
rodrigo ventosilla
Investigação aponta que autoridades consideraram drogas ilícitas remédios que jovem tomava

Chegou nesta sexta 2 ao Peru o corpo do estudante transgênero Rodrigo Ventosilla, que morreu sob custódia da polícia durante lua de mel com o marido, Sebastián Marallano, na Indonésia.

Curta o Guia Gay no Instagram

Rodrigo Ventosilla foi detido em 7 de agosto pela polícia alfandegária no aeroporto de Bali por porte ilegal de drogas, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Peru em comunicado.

Dois dias depois da prisão, Rodrigo foi levado ao hospital, onde morreu em 11 de agosto.

Segundo o porta-voz da polícia Stefanus Satake Bayu Setianto, o jovem adoeceu e faleceu após tomar medicamentos não confiscados pelas autoridades que causaram “falha de funções corporais”.

Em comunicado no Instagram as famílias do casal acusaram as autoridades de Bali de violência policial, discriminação racial e transfobia, e denunciaram que o jovem não teve acesso a contatar advogados, parentes ou o seu marido durante a custódia.

“Deve-se notar que em todos os momentos a polícia indonésia bloqueou o acesso tanto aos advogados contratados pela família quanto aos estudantes de Harvard que compareceram ao seu auxílio. A família nunca conseguiu se comunicar ou conhecer a saúde/diagnóstico de Rodrigo”, escreveram.

Porém, o Ministério das Relações Exteriores do Peru disse, em comunicado na última quarta 24, que não encontrou evidências de “discriminação racial e transfobia”. A família de Ventosilla pede investigação completa.

Informação mais recente dá conta de que as substâncias consideradas como drogas pela polícia do aeroporto eram remédios que Rodrigo tomava. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.