Fake news fez casamento gay saltar 360% no Brasil

Desembargadora causou alarmismo com informação incorreta e foi desautorizada pela OAB

Publicado em 04/12/2019
casamento gay homossexual maria berenice dias
Pessoas se mobilizaram e até fizeram mutirão para possibilitar uniões 

Informação equivocada dita pela desembargadora Maria Berenice Dias fez o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltar no Brasil.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Em outubro de 2018, às vésperas da eleição à presidência da República e com chances reais de Jair Bolsonaro se eleger, a presidente da Comissão da Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) causou alarmismo ao aventar a hipótese de o conservador, assim que empossado, em 1º de janeiro, pudesse proibir essas uniões.

A OAB desautorizou a fala dela por não representaro coletivo e muitos juristas explicaram que o chefe do Poder Executivo não tem poder de anular decisão do Poder Judiciário. Portanto, a informação não tinha base real. 

Não adiantou! A fake news tomou conta das redes sociais e teve efeito. Números divulgados pelo IBGE, na quarta-feira 4, apontam que os casamentos homossexuais subiram de 674 em outubro para 3.098 em dezembro - um aumento de 360%.

Muitas pessoas se mobilizaram e até fizeram mutirões e ofereceram serviços gratuitos para que os casamentos se realizassem. 

Segundo a Folha de S.Paulo, somados, os enlaces realizados em novembro e dezembro do ano passado (4.055) representam 69% de todas as uniões que se deram em 2017.

Ao todo, foram realizados 9.520 casamentos gays e lésbicos em 2018 (61% a mais que em 2017, que havia totalizado 5.887 uniões). O período anterior - de 2016 para 2017 - teve aumento de apenas 10%.

Do total das uniões homossexuais de 2018, as mulheres se casaram mais - foram 5.562 casamentos lésbicos (um terço deles só em dezembro). Considerando também as uniões heterossexuais, foram realizados 1.053.467 casamentos no País


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.