Grupo cultural acusa prefeito de BH de censurar performance trans

Apresentação chamada 'Coroação de Nossa Senhora das Travestis' seria realizada na Virada Cultural

Publicado em 21/07/2019
Alexandre Kalil censurou grupo trans na Virada Cultural de BH
Kalil e a Arquidiocese de BH teriam vetao a performance que fala de religião

A Academia TransLiterária acusa a organização da Virada Cultural de BH de censura.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

O grupo, que existe há três anos, tinha agendada performance chamada "Coroação da Nossa Senhora das Travestis - Um Atraque Literário" para ser realizada no sábado 20 no Espaço Rio de Janeiro.

Na sexta-feira 19, no entanto, o grupo soube que a apresentação foi cancelada em reunião com representantes da Secretaria Municipal de Cultura. O motivo foi a associação da performance com símbolos religiosos.

"Contextualizamos também a trajetória e ações artistico-sociais promovidas pelo coletivo numa tentativa de reverter a censura imposta pelo prefeito Alexandre Kalil e Arquidiocese de Belo Horizonte na figura do arcebispo Dom Walmor", afirmou o coletivo em nota em suas redes sociais.

"Se a referência de base são alguns símbolos religiosos, por outro lado não se trata de substituir nenhum deles por essa nossa imagem", explicam. "Menos ainda trata-se de negar a fé alheia."

"Não é a Senhora Mãe de Jesus aqui, mas uma Outra Senhora, a nossa travesti, moça que é diariamente excluída do convívio social (olhada com horror e desdém), do mundo da arte e da cultura (condenada a nunca ter ideias ou opiniões), da economia (restando-lhe só a prostituição), das ruas (salvo as esquinas dessa mesma prostituição) e da religião (como se não fosse parte de um mistério maior da vida)."

Leia o comunicado na íntegra:

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.