Holanda deve ter 1º chefe de Estado gay e mais jovem de sua história

Rob Jetten remodelou sua imagem e é apontado como favorito nas pesquisas de boca de urna

Publicado em 30/10/2025
Rob Jetten, primeiro-ministro gay da Holanda
Político conseguirá aumentar número de cadeiras de seu partido no Parlamento

A Holanda deve ter o primeiro-ministro mais jovem de sua história e o primeiro abertamente gay: Rob Jetten.

Curta o Guia Gay no Instagram

O político de 38 anos, do partido D66, teve bons resultados nas urnas, na eleição da quarta-feira 29, e deve ser anunciado vitorioso após apuração dos votos, segundo a imprensa internacional.

Jetten também deve conquistar 26 cadeiras no Parlamento holandês de 150 lugares para sua legenda. Um aumento de 11 em relação às eleições anteriores.

Em alusão ao lema do ex-presidente estadunidense Barack Obama, "yes, we can", Jetten fez campanha usando "Het kan wel" ("é possível").

Em relação à política de imigração - um dos maiores problemas da Europa - o possível novo primeiro-ministro afirmou que combaterá a imigração ilegal e permitirá que os pedidos de asilo sejam feitos de fora da União Europeia.

Para Jetten, pessoas que fogem de guerras ou da violência em suas nações devem participar da sociedade neerlandesa aprendendo a língua local.

Durante a campanha, Jetten acusou o líder da extrema direita, Geert Wilders, de “sequestrar” a identidade neerlandesa e criticou o rival por usar a defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBT apenas para atacar muçulmanos.

O político deve chegar ao principal cargo do país após uma remodelação de imagem. Nas eleições de 2023, ele era chamado de "Robot Jetten", por causa da maneira que respondia a indagações.

Ele passou a adotar um tom mais otimista e atraiu parte do eleitorado que antes estava inclinado a partidos de direita.

Em 2021, um vídeo de “bromance” entre Jetten e outro político viralizou no TikTok. De acordo com o G1, a repercussão acabou levando o holandês a conhecer seu atual noivo, o jogador de hóquei argentino Nicolás Keenan.

Eles se conheceram em um supermercado, após Keenan reconhecê-lo dos vídeos, e vão se casar no próximo ano.

A Holanda foi pioneiro em direitos LGBT e primeiro país a legalizar a união homossexual no mundo, em 2000.

A primeira-chefe de Estado abertamente lésbica foi Jóhanna Sigurðardóttir, que liderou a Islândia entre 2009 e 2013. 

O primeiro gay foi Elio Di Rupo, da vizinha neerlandesa, a Bélgica. Primeiro-ministro entre 2011 e 2014.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.