LGB são 1,9% da população do Brasil, diz IBGE

Pesquisa mostra número de gays, lésbicas e bissexuais no País pela primeira vez

Publicado em 25/05/2022
Gays, lésbicas e bissexuais: pesquisa do IBGE
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, pela primeira vez, levantamento com número de gays, lésbicas e bissexuais no País.

Curta o Guia Gay no Instagram

Esse grupo soma, segundo a pesquisa, 2,9 milhões de pessoas, o que corresponde a 1,9% da população brasileira.

Deste total de 2,9 milhões, 1,8 milhão (1,2%) se declaram gays ou lésbicas e 1,1 milhão (0,7%) disseram ser bissexuais.

Dentre os homens deste grupo, 1,4% disse ser gay e 0,5%, bissexual. Dentre as mulheres, 0,9% declarou-se lésbica e 0,8%, bissexual.

Heterossexuais somam 150,8 milhões de pessoas, o que equivale a 94,8% da população.

Aos pesquisadores, 1,7 milhão de pessoas (1,1%) disse não saber responder à questão e outros 3,6 milhões (2,3%) recusaram-se a responder.

Uma minoria, cerca de 100 mil (0,1%) disse se identificar com outras orientações - destas, a maior parte respondeu pansexual (que é sinônimo de bissexual) e assexual.

Foi a primeira vez que a pergunta "Qual é a sua orientação sexual?" foi feita pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Ao todo, foram visitados 108.525 domicílios e realizadas 94.114 entrevistas em 2019. Os dados representam 159,2 milhões de brasileiros.

Por segmentos, número de homo e bissexuais é maior na faixa de 18 a 24 anos (4,8%), dentre quem tem renda alta (3,5%), nível superior (3,2%) e na região Sudeste (2,1%). O Nordeste é a região com menor número de LGB (1,5%).

Analista da PNS, Nayara Gomes ressaltou que este número de LGB diz respeito àqueles que se sentiram à vontade para falar sobre sua orientação sexual com o pesquisador.

"A gente não está afirmando que existem 2,9 milhões de homossexuais ou bissexuais no Brasil. A gente está afirmando que 2,9 milhões de homossexuais e bissexuais se sentiram confortáveis para se autoidentificar ao IBGE como tal", disse Nayara, segundo a Agência Brasil.

Coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira ressaltou que é um tema que vem de uma demanda forte "de tornar estatisticamente visível essa população para a sociedade. É tema bastante relevante e também delicado".

Sobre transexuais, o IBGE informa que estuda metodologia para incluir questão sobre identidade de gênero em próximas pesquisas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.