Minas abre 2º presídio exclusivo para GBT no Brasil

Já funcionava no local, ala dedicada ao segmento. Criada em 2010, ela foi a primeira desse tipo no País

Publicado em 04/07/2021
presidio gbt sao joao de bicas minas gerais
 Atividades são feitas para fomentar a autoestima e aceitação do encarceramento. Foto: Divulgação Sejusp

Desde o último dia 15 passou a funcionar em Minas Gerais o segundo presídio destinado exclusivamente a gays, homens bissexuais e transexuais (GBT) no Brasil.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

A Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria fica em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para isso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) transferiu todos os detentos cisgêneros que se identificavam como heterossexuais para outras unidades prisionais.

Já funcionava no local, ala dedicada a presos GBT. Criada em 2010, ela foi a primeira desse tipo no País.

Presas lésbicas e bissexuais cumprem pena em presídios femininos. 

Ao Guia Gay BH, a assessoria da Sejusp falou sobre ações que têm sido realizadas junto à população GBT.

"Como parte dos trabalhos desenvolvidos por equipe multidisciplinar, intervenções são realizadas semanalmente na unidade prisional. Mutirões jurídicos e atendimentos psicológicos são realizados de forma sistêmica e diária", informou.

"Televisores foram instalados nas celas e atividades culturais são proporcionadas a fim de fomentar a autoestima e aceitação da situação do encarceramento."

A Sejusp afirma que dentro da estrutura da Subsecretaria de Humanização do Atendimento (SHUA), do Depen-MG, há o Núcleo dos Grupos Específicos, que realiza o acompanhamento do público GBT e tem atuado junto à unidade, inclusive com presença in loco, semanalmente.

Em 26 de maio, a Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2), em Viana, Região Metropolitana de Vitória, passou a ser a primeira do País exclusiva para detentos GBT.

O procedimento do presídio capixaba foi o mesmo implantado depois em Minas: presos cis héteros foram transferidos para outras unidades.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.