Mulheres bi em relacionamentos com héteros são as menos assumidas

Pesquisa entrevistou 608 bissexuais solteiras ou em relacionamento com pessoa cisgênero

Publicado em 01/04/2021
pesquisa relacionamento bissexuais
Mulheres bi em relacionamentos com homens héteros relataram sofrer menos discriminação 

Pesquisa realizada com mulheres cisgênero bissexuais identificou que aquelas em relacionamentos heterossexuais são menos assumidas que as que têm parceiras homossexuais.

Curta o Guia Gay no Instagram

O estudo conduzido pela Northwestern University, dos Estados Unidos, e publicado no Journal of Bisexuality entrevistou 608 mulheres bissexuais solteiras ou em relacionamento com pessoa cisgênero.

Mais
>>> 94,5% das pessoas bissexuais casadas são unidas a sexo oposto

"Há muito pouca pesquisa sobre relacionamentos de pessoas bissexuais”, explicou o responsável pelo estudo, Casey Xavier Hall, ao canal NBC News.

A pesquisa dividiu os resultados de acordo com características da pessoa com quem a participante se relacionava: homem hétero, lésbica, homem bissexual ou mulher bissexual.

O tamanho da amostra de mulheres bi em relacionamentos com pessoas transexuais era pequeno demais e foi desconsiderado.

Foi pedido para que as entrevistadas classificassem o quanto elas estão fora do armário em cinco níveis - de zero (nada assumida) a quatro (totalmente assumida).

Dos cinco grupos, mulheres bi em relacionamentos com homens héteros foram as que menos disseram ser assumidas.

As participantes que estavam envolvidas com homens bissexuais eram só um pouco mais assumidas do que as do grupo anterior.

Mulheres bi solteiras estavam no armário tanto quanto àquelas que namoravam homens héteros.

Na outra ponta, as bissexuais em relacionamentos com lésbicas eram as mais assumidas.

Discriminação
O estudo também tratou de discriminação. Um dos achados é que mulheres bi em relacionamentos com homens héteros relataram sofrer menos discriminação do que as com outros tipos de relacionamento.

"A visibilidade de sua identidade pode estar em jogo", afirmou o pesquisador. "Se você é aparentemente homossexual, pode sofrer mais discriminação."

Entretanto, mesmo as mulheres bissexuais em relacionamentos com homens bissexuais enfrentaram mais discriminação, sugerindo que a orientação sexual também desempenha papel importante.

Por último, tratou-se de saúde mental. Mulheres bi em relacionamentos com lésbicas eram menos propensas a relatar depressão em comparação àquelas envolvidas emocionalmente com homens heterossexuais.

As respondentes que se relacionavam com outras mulheres bi ou homens bi eram tão deprimidas quanto aquelas que se relacionavam com homens héteros. As mulheres bissexuais solteiras eram de longe as mais propensas a relatar depressão.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.