Número de casamentos homos cai mais que uniões héteros no Brasil

Levantamento também mostrou que gays casam-se em média mais tarde que lésbicas e héteros

Publicado em 09/12/2020
casamento homossexual gay brasil ibge
Em 2019, queda na quantidade de uniões homo foi 4,9%. Dentre héteros, 2,7%

O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo caiu em 2019.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

As 9.056 uniões formalizadas no ano passado representam 4,9% menos do que em 2018.

A quantidade de uniões heterossexuais também foi menor no período, mas com queda de apenas 2,7%.

Em 2018, por conta de alarde feito pela desembargadora Maria Berenice Dias, houve muitas uniões homo após as eleições, em outubro.

A magistrada afirmou que ao tomar posse como presidente, Jair Bolsonaro (sem partido) poderia anular direito ao casamento, o que não tem previsão legal. 

Os dados divulgados pelo IBGE e que integram a 46ª edição das Estatísticas do Registro Civil também mostram que dentre homens e mulheres, hétero e homossexuais, gays são os que casam mais tarde.

A idade média de gays ao casarem é de 34 anos, maior que a de lésbicas (33), homens héteros (31) e mulheres héteros (28).

Por regiões, as uniões homossexuais tiveram maior queda no Centro-Oeste (13,1%), seguida pelo Sul (12,8). O Sudeste teve queda de 4% e o Norte, 0,5%. Não foi informada a porcentagem do Nordeste.

Quando se analisa todos os casamentos (hétero e homo), é o quarto ano consecutivo em queda.

O tempo médio da data do casamento e da assinatura do divórcio era de 17,5 anos em 2009. Dez anos depois, esse intervalo de tempo diminuiu para 13,8 anos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.