País caribenho anula pena de até 15 anos de prisão para gays

Decisão judicial invalida artigos da chamada Lei de Ofensas Sexuais

Publicado em 20/07/2022
antigua e barbuda gay homosexual
Norma punia também relações não-sexuais entre adultos do mesmo gênero

Em Antígua e Barbuda, país caribenho, foram invalidados artigos da Lei de Ofensas Sexuais que criminalizavam a homo e a bissexualidade.

Segundo a decisão, proferida pela juiza Maarissa Robertson no início do mês, os vetos conflitavam com as garantias constitucionais de liberdade de expressão, privacidade pessoal e proteção contra discriminação.

Uma das seções revogadas na decisão punia a relação privada e consensual entre homens com até 15 anos de prisão. Outra punia relações, mesmo não sexuais, entre adultos do mesmo gênero com até cinco anos de prisão.

A lei também ia contra a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que determina o direito à igualdade e não discriminação como princípios fundamentais.

A diiretora executiva da Aliança do Caribe Oriental para a Diversidade e a Igualdade (ECADE), Kenita Placide, falou da importância da decisão. 

“O processo de litígio é importante, pois ressalta como essas leis contribuem para a estigmatização de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, já que elas legitimam o discurso de ódio, discriminação e violência e rasgam o tecido da nossa sociedade.”

De colonização britânica, Antigua e Barbuda tem cerca de 100 mil habitantes.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.