Para presidente do México pauta LGBT atrapalha luta contra pobreza

Esquerdista afirma que temas identitários e ambientalistas, por exemplo, impedem foco no que considera ser o principal

Publicado em 17/07/2021
amlo homosexuales lgbt gays mexico
Crença de AMLO era comum na esquerda marxista pelo mundo até anos 1980

O presidente do México acusou movimentos identitários, tais como o LGBT, de tirar o foco do que considera mais importante: a desigualdade social.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Em coletiva de imprensa, na quarta-feira 14, Andrés Manuel López Obrador, conhecido também como AMLO, disse que a multiplicação de causas dividiu atenção da população.

"Foi assustador o que aconteceu no período neoliberal, apostaram na destruição de valores para que tudo fosse materialismo, que tudo fosse dinheiro e, prestem atenção, desenharam um modelo mundial para dividir as necessidades, as demandas das pessoas; o movimento ambientalista, de direitos humanos, de diversidade sexual, de defesa dos animais", afirmou.

"Um leque de reivindicações e causas a defender, e não nos levavam a correr nessa direção. Cada um na sua questão da desigualdade! E a apropriação de bens por uma minoria passaria despercebido, que já não era um tema central. Que ninguém grite 'Eles estão nos roubando! 'Eles estão saqueando!"

"Foi o período de maior roubo e de maior desigualdade da história do mundo e não percebemos, pois não era o tema principal."

Eleito pelo partido de esquerda Movimento Regeneração Nacional (Morena) em 2018, AMLO posou com a bandeira LGBT durante a campanha e em 2019 recebeu ativistas ao instituir o 17 de maio como Dia Nacional de Luta contra a Homofobia, Lesbofobia, Transfobia e Bifobia.

Metade dos estados mexicanos não têm leis que garantem a identidade de gênero de pessoas trans e o casamento homossexual não é legalizado em um terço do país.

A acusação de AMLO foi crença muito forte na esquerda marxista pelo mundo principalmente até os anos 1980, para a qual a revolução principal deveria ser a do proletariado contra a burguesia. Outras pautas, como acredita o presidente mexicano, atrapalhariam a luta contra a opressão econômica e social. 

Tal pensamento causou muitos conflitos de movimentos negros, feminino e LGBT com partidos de esquerda. 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits - 2021 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do pop, eletrônico e MPB do ano.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.