Parada LGBT de BH divulga arte e tema de 2019

22ª edição da marcha tomará as ruas da capital em 14 de julho

Publicado em 17/05/2019
Cartaz da Parada de Orgulho LGBT de BH
Arte foi concebida por Flaviano Souza

Foi divulgado o conceito visual e o tema da 22ª Parada do Orgulho LGBT de BH, que será realizada em 14 de julho.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

O desafio, segundo o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), que organiza a marcha, foi traduzir o movimento de Stonewall em arte.

O tema "Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall!" diz respeito à Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 em Nova York e que completa 50 anos em 2019, é o tema desta edição da parada belo-horizontina. 

No final de junho daquele ano, por seis dias seguidos, gays, lésbicas e trans lutaram contra o tratamento discriminatório que sofriam da polícia. O ato inspirou a criação das primeiras paradas LGBT - de Nova York e São Francisco - e inspirou a luta contemporânea pelos nossos direittos.

Arte da 22ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte

O artista Flaviano Souza uniu em um jogo de sobreposição de corpos, expressões e gestos os conceitos de orgulho, força, delicadeza, inconformismo e embate.

A mistura das cores que formam a imagem se dissolvem e terminam com a formação das bandeiras LGBT e trans. Segundo Souza, isso fortalece a identificação com o movimento e a comunidade.

Para o artista, lutar pelos direitos do público LGBT não é só um clamor ou dar voz a minorias historicamente marginalizadas.

"É sobretudo uma luta por toda a humanidade. Por um mundo mais fraterno e igualitário onde se construam pontes", diz.

"Em certa medida, este grito é para manter visível o que é realmente importante, o essencial e isto não está nas roupas, no corte do cabelo, no jeito de andar, falar ou com quem fazemos sexo. Este centro, possível a todos, que depende da vontade de cada um, está na capacidade de sentir empatia. De perceber no outro suas fragilidades e forças e procurar compreendê-las. É neste lugar que se encontra de fato, a beleza do que é ser humano."

Cartaz da Parada LGBT de BH 2019

Presidente do Cellos-MG, Azilton Viana, reforça a importância de uma identidade forte. "A parada por si só representa o orgulho da comunidade LGBT de ser quem é. Com a logo deste ano, trazemos também a força e a essência de lutas que temos em nossa história."

A entidade avisa que artistas que desejam se apresentar no evento podem preencher um formulário neste link aqui. As apresentações não são remuneradas e são realizadas no palco montado na Praça da Estação no dia do evento.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.