Pastor homofóbico perde eleição para presidente de país latino

Religioso conseguiu destaque por ser contra casamento homo e a favor da cura gay

Publicado em 02/04/2018
fabricio alvarado homofobia costa rica eleições
Religioso surpreendeu no primeiro turno: ataques a direitos LGBT rendeu votos

O voto arco-íris venceu as eleições e tirou o medo que pairava sobre um dos países de melhor qualidade de vida da América Latina. O jornalista Carlos Alvarado (PAC), de posições progressistas, venceu o pastor homofóbico Fabricio Alvarado (PRN) no segundo turno das eleições realizadas neste domingo na Costa Rica. 

Curta o Guia Gay BH no Facebook

A apuração trouxe cenário distinto ao que as pesquisas indicavam. Nos levantamentos, havia empate técnico. Mas as urnas viram um forte não às posições retrógradas e anti-LGBT do religioso. Ele teve 39,26% contra 60,74% do concorrente. 

O temor era grande. O pastor começou as eleições presidenciais com apenas 3% das intenções de voto, mas venceu o primeiro turno com 24,9% dos votos. Um dos responsáveis por esse arranque foi sua posição clara contra a união entre pessoas do mesmo sexo e a favor da cura gay no país.

A campanha contra LGBT incluiu fim de decreto nacional que determina que as escolas eduquem os alunos para o respeito a LGBT.  O futuro presidente defende abertamente o respeito à cidadania arco-íris.

Costa Rica é o país com melhor Índice de Desenvolvimento Humano da América Central. 

Foi a primeira vez que um candidato conseguiu inverter as posições no segundo turno em relação ao primeiro. O conservadorismo de Fabricio virou problema dentre o eleitorado por receio de mistura da religião com o Estado. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.