Responsável por homofobia ser crime sofre discriminação no Recife

Secretário parlamentar no Senado, Eliseu Neto foi expulso de carro por beijo no namorado

Publicado em 04/01/2020
eliseu neto homofobia stf
Neto foi autor de um dos processos analisados pelo STF que levaram à criminalização do ódio a LGBT

Um dos responsáveis pela discriminação contra LGBT ser crime no Brasil, o psicólogo, secretário parlamentar no Senado e coordenador nacional do setorial arco-íris no partido Cidadania, Eliseu Neto sofreu homofobia no Recife por motorista de aplicativo e, ao pedir ajuda, foi mal tratado por policial. 

Curta o Guia Gay BH no Facebook

O episódio ocorreu na madrugada do sábado 4. Neto estava com o namorado, o técnico em segurança do trabalho Ygor Higino, em um carro da empresa 99. Ao se beijarem, o motorista os expulsou do veículo. 

Frente à discriminação, o casal chamou a polícia, mas houve mais violência, como explicou o psicólogo a nossa reportagem. 

"O agente policial foi agressivo e leniente. Tirei foto da placa e pedi a identificação dele. Nisso, ele se recusou e veio me empurrar. Ele viu que tirei a foto da placa. Isso o desmobilizou. Meu namorado estava assustado e achei melhor ir embora e tomar as medidas depois. Tenho o horário, placa do carro etc"

Desde o ano passado, discriminar LGBT pode ser penalizado com privação de liberdade. 

ygor eliseu
Ygor Higino, namorado de Eliseu: primeira vez que sofre homofobia

Higino relatou em rede social que essa foi a primeira vez nos seus 23 anos de vida em que foi vítima de preconceito. 

A 99 fez postagem afirmando ser contra discriminação e que o motorista foi desligado da plataforma. 

Ativistas e autoridades públicas postaram mensagens de solidariedade a Eliseu, que foi autor, via antigo partido PPS (hoje Cidadania), de uma das ações no Supremo Tribunal Federal que resultaram em 2019 na criminalização do ódio a LGBT. 

Neto afirmou que o episódio não tira sua admiração por Recife. "A cidade é maravilhosa, com gente do bem. Merece outro nível de servidores públicos."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.