Suprema Corte da Índia rejeita casamento gay e desafia ativistas

Direito de homossexuais não foi conquistado pelo Judiciário

Publicado em 17/10/2023
india casamento  gay
Homossexualidade só foi descriminalizada em 2018 no país e ativistas seguem lutando pela união civil

Derrota para os direitos homossexuais na Índia. A Suprema Corte do país asiático se recusou a legalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Curta o Guia Gay no Instagram

O placar foi apertado: houve dois votos a favor da legalização e três contra. A tese vencedora é que de o tribunal não pode mudar a lei. Com isso, o desafio do ativismo LGB nacional passa a ser obter o reconhecimento daquele direito no parlamento. 

Um dos advogados no caso, Rohin Bhatt lamentou a decisão.

"Hoje o tribunal reafirmou que os cidadãos LGBT serão relegados a uma legislatura antipática e a um executivo apático. Somos cidadãos de segunda classe, não importa quantas banalidades judiciais digam o contrário. Vamos nos levantar em fúria e protesto", disse o advogado, de acordo com agências internacionais.

Ankita Khanna, uma das peticionárias no caso, disse estar "profundamente decepcionada".

"As audiências e os meses que se seguiram deram-nos muita esperança: que estávamos no mais alto tribunal do país e que as nossas lutas estavam a ser ouvidas e deliberadas profundamente", disse ela.

"Mas o que obtivemos hoje foi um julgamento profundamente dividido, que não era claro sobre o que a lei poderia oferecer como alívio aos desafios das nossas vidas homossexuais desiguais e diversas."

A homossexualidade só foi legalizada na Índia em 2018. Como herança da colonização britânica, o Código Penal indiano criminaliza relações do mesmo sexo com 10 anos de prisão desde o século 19. Na ocasião, os cinco juízes foram a favor da legalização.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.