ELEIÇÕES 2022
Central de notícias e análises sobre LGBT e os pleitos estaduais e federal deste ano.

Trans Duda Salabert e bissexual Dandara são eleitas deputadas federais

Ambas alcançaram marcas históricas. Pedetista será primeira trans no Congresso Nacional

Publicado em 03/10/2022
duda salabert dandara deputada federal
Duda obteve 208.332 votos; Dandara, 86.034

A força arco-íris fez história nas eleições de 2022 em Minas Gerais: a transexual Duda Salabert (PDT) e a bissexual Dandara (PT) foram eleitas deputadas federais pelo Estado. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Duda, que deixará o atual cargo de vereadora em Belo Horizonte, recebeu 208.332 votos e ficou em terceiro lugar na lista das pessoas mais votadas. 

Ela e a psolista Erika Hilton, de São Paulo, serão as primeiras pessoas trans eleitas para o Congresso Nacional na história do Brasil. 

Durante a campanha, Duda denunciou ameaças de morte e pediu reforço na segurança pessoal. No domingo 2, ela votou com colete à prova de balas.

Dentre suas bandeiras estão diminuição do encarceramento, direitos LGBT e defesa dos povos indígenas. 

Em 2018, Duda, de 41 anos, obteve a maior votação da história para Câmara Municipal de Belo Horizonte, com 37.500 votos.

A petista Dandara, 28 anos, conseguiu 86.034 votos. Ela já vinha do posto de ter sido a vereadora mais votada em Uberlândia em 2018. 

Ela é pedagoga e mestre em Educação e se define como "preta, periférica, feminista e petista".


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.