Escravo de fetiches e da sigla LGBT, drama gay 'Vento Seco' se perde

Filme de Daniel Nolasco tem homossexual não assumido e com devaneios libidinosos como protagonista

Publicado em 05/08/2021
Leandro Lelo e Wilker Rodrigues no filme gay fetichista Vento Seco
Leandro Faria Lelo e Wilker Rodrigues em uma das inúmeras cenas fetichistas do filme

Por Marcio Claesen

Saída do armário, fetiches sexuais, homofobia e crítica social são temas do drama Vento Seco, que estreou nesta quinta-feira 5 em plataforma virtual e em cinemas de algumas capitais.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Estreia em longas de ficção do diretor Daniel Nolasco, o filme se perde ao tentar abarcar temas demais e forçar representatividade das identidades e comportamentos que compõem a sigla LGBT.

Em um árido estado de Goiás, somos apresentados a Sandro (Leandro Faria Lelo) que trabalha em uma fábrica de fertilizantes. 

Gay não assumido, Sandro passa o dia comentando sobre demandas por melhores condições de trabalho com a também funcionária e líder do sindicato Paula (Renata Carvalho) e as noites com devaneios sexuais.

Mas o sexo também é posto em prática. Ele se envolve com outro empregado da fábrica, Ricardo (Allan Jacinto Santana), com quem tem encontros regados a muito "nasty sex" (sexo sujo) no meio do mato.

Leandro Faria Lelo e Allan Jacinto Santana em cena do filme Vento Seco, de Daniel Nolasco
Allan Jacinto Santana (à dir.) se destaca dentre os personagens principais

A chegada de mais um funcionário, Maicon (Rafael Teóphilo), prenuncia um triângulo amoroso e coloca mais um fetiche em cena: o leather, já que ele se veste, nas horas vagas, de couro completo. 

Sandro está preso no armário e não se abre nem com Paula, sua melhor amiga, que finge não perceber. Ricardo, no entanto, não se contenta com este amor às escondidas e está disposto a assumir o relacionamento.

Por medo, Sandro passa a mostrar ao espectador desvio de caráter em soluções pouco críveis. Neste momento, o filme já se perdeu. 

Lento e longo demais (talvez 75 minutos desse conta da história), Vento Seco perpassa por inúmeros fetiches em mistura de realidade e fantasia do protagonista.

Rimming, pissing, pet play, bukkake. sexo oral real, motocilclista e policial militar são algumas das práticas e elementos que se sucedem em meio a cenas que remetem a Tom of Finland, Pedro Almodóvar, Alain Guiraudie, videoclipes e pornô gay.

Neste imbróglio de sequências sexuais, surgem as "identidades" colocadas gratuitamente, como um "escravo" que parece representar a letra Q de "queer" ou uma drag queen (ou seria cross-dressing?) em uma cena só de homens.

No restante do elenco, a presença de representantes variados da sigla LGBT continua. Se por um lado, um homem trans, o ator Leo Moreira Sá, sai-se muito bem como o funcionário cis hétero Cezar, o mesmo não se pode dizer de Renata Carvalho. A atriz parece declamar o papel e tem atuação sofrível.

Se quisesse manter uma atriz trans em papel destaque, opção teria sido trocá-la de personagem com Mel Gonçalves, que faz a caixa de supermercado Rita de Cássia, muito mais à vontade nas telas e com brilho nos poucos momentos que surge.

Se a sexualidade do trio protagonista foi levada em conta no momento da escalação, não se sabe, mas apenas Santana se destaca. 

Teóphilo, que está envolto a um núcleo familiar que não convence, parece perdido e Lelo teve a difícil missão de arrancar empatia com um personagem complexo, nada simpático e apresentado de maneira confusa.

Por fim, Vento Seco poderia ser uma reflexão sobre a sexualidade gay, mas fica apenas à margem e desgovernado no afã de representar uma sopa de letrinhas indigesta e de fantasias sexuais.

Rafael Teophilo no filme gay Vento Seco de Daniel Nolasco
Rafael Teóphilo vive um dos objetos de desejo do protagonista do longa

O filme pode ser assistido na plataforma on-line Sala Maniva ou nos cinemas - verifique na Agenda do Guia Gay se ele está em cartaz na sua cidade.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.