1º filme gay inglês, 'Nighthawks' fala de pegação, amor e solidão

Longa histórico de 1978 tem Ken Robertson no papel principal e está disponível em plataforma de streaming

Publicado em 07/09/2021
Stuart Turton e Ken Robertson em Nighthawks, primeiro filme gay inglês, britânico, da história
Stuart Turton e Ken Robertson no filme de Ron Peck

Por Marcio Claesen

Um homem que mantém vida discreta durante o dia e sai à caça em boates gays à noite. Este é o tema de Nighthawks, longa-metragem de Ron Peck.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

O argumento, a rigor, não chamaria tanta atenção em meio a produções com temática similar se não se tratasse aqui do primeiro filme gay lançado na Inglaterra.

Estamos falando de 1978, apenas dez anos depois da homossexualidade ser descriminalizada na terra da Rainha Elizabeth. 

Até então, longas que abordassem o assunto apresentavam gays como psicopatas, doentes ou como adereços em histórias heterossexuais.

Em Nighthwaks, a orientação sexual do protagonista, Jim (Ken Robertson, em atuação excelente), tem papel categórico na narrativa.

Professor de geografia, Jim é frequentador assíduo de endereços gays londrinos, em especial, o Back Street Club. 

Ali, em meio, à pista de dança, no bar ou nos corredores, Jim flerta com os homens até encontrar aquele com quem irá para a cama.

Quarenta e três anos depois, uma epidemia da aids e o Oceano Atlântico no meio e a descoberta da internet, sua rotina não é muito diferente daquela de muitos gays brasileiros hoje.

Aliás, nem na busca do prazer momentâneo nem no interesse romântico em alguém. Porque Jim, assim como tantos, se permite envolver-se emocionalmente.

Ken Robertson no filme gay Nighthawks

Porém, o coração e o destino são traiçoeiros - aquele com quem você quer conviver e fazer programas a dois, de repente, não te liga mais. Já aquele que se mostra interessado, não te desperta nada além de um interesse sexual.

A vida de Jim é uma gangorra de sensações compartilhada com Judy (Rachel Nichola James), professora que acabou que chegar no colégio e que se torna sua amiga e confidente.

Por vezes, o filme parece documental. Com não-atores, à exceção de poucos, como o protagonista, e sem conflito aparente, Nighthwaks é irregular, mas fascinante como experiência humana.

Uma das últimas cenas tornou-se a mais famosa do filme por mostrar o confronto das duas realidades do professor - a do dia e a da noite - quando ele é questionado por uma turma de alunos impertinentes e turbulentos sobre sua orientação sexual.

No entanto, a derradeira sequência também merece crédito ao mostrar busca, solidão, aglomeração e desejo, mescla que traduz muito bem o longa.

Nighthawks está disponível na plataforma de streaming Supo Mungam Plus.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.