Cantora trans Danny Bond diz ser homofóbica. Para advogada, é crime

Artista fez declaração no Twitter. Jurista afirma que pena pode chegar a cinco anos de reclusão e multa

Publicado em 12/11/2020
danny bond prisão homofobia
Frase da cantora foi resposta a homem que teria dito que o avião que ela tomaria iria cair

Um dos mais novos nomes da constelação LGBT musical, a cantora trans Danny Bond afirmou no seu Twitter, na quarta 11, que é homofóbica. 

 Curta o Guia Gay BH no Facebook

A frase foi resposta a mensagem que ela teria recebido em que um homem afirma que o avião que ela tomaria, aparentemente, de Maceió para São Paulo, iria cair. 

A artista alagoana, que se mudou para a capital paulista nesse dia, afirmou na imagem do comentário: "Aí depois vocês perguntam porque (sic) eu sou homofóbica".

E continuou: "Engraçado a gay (sic) me deseja que meu voo exploda e vem gente querer me cancelar, a (sic) vai tomar no cu. Um processo muito foda pra mim mudar de cidade e deixar pessoas que amo e vem gay me desejando que meu voo exploda em um momento desse, fodassem com seus cancelamentos."

Advogada de direitos humanos e presidente licenciada da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da Ordem dos Advogados (OAB) de Santa Catarina, Margareth Hernandes, entretanto, não vê as críticas como simples "cancelamento", mas sim como reação a um crime cometido pela cantora.  

"Não há dúvidas que a fala dela é discriminatória e se enquadra na lei do racismo, que, desde ano passado, passou a incluir e defender LGBT", disse à nossa reportagem. 

homofobia danny bond prisão

A jurista explica que a frase da responsável por músicas tais como "Loka de Pinga" e "Tcheca" se enquadra no artigo 20 da norma, que pune quem induzir ou incitar a discriminação. 

A pena, nesse caso, é de um a três anos de prisão e multa. O fato de a declaração ter sido feita em rede social, de acordo com o que especifica a lei, aumenta a punição para até cinco anos e com possibilidade de suspensão judicial da conta virtual em que se deu o crime, analisou a advogada.

Por ser crime contra uma categoria social, qualquer indivíduo pode fazer denúncia contra a artista, não apenas o homem a quem ela respondeu. 

O post gerou inúmeras mensagens de ódio contra homossexuais. Muitas delas, utilizando-se de frases vindas de "memes" da internet e ditas por pessoas da própria comunidade LGBT.

"Odiar gay tem deixado de ser homofobia e se tornado inevitável", "um gay vai estragar meu dia", "bata em um gay danny" e "devia existir spray pra afastar gay", foram algumas delas.

Essas falas também são consideradas crimes, afirmaram juristas.

Nossa reportagem entrou em contato com a cantora, mas depois de 12 horas não houve resposta. 

Até a publicação dessa reportagem, o comentário em questão continuava no ar no perfil da artista. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.