Carmo Dalla Vecchia: 'Aos 9, tomava soco aos gritos de bicha'

Ator revelou que morte de amigo que foi homofóbico o motivou a se assumir gay

Publicado em 08/08/2021
carmo della vecchia gay ator filho
Ator está com o novelista João Emanuel Carneiro há 16 anos

Em entrevista ao jornal O Globo, o ator Carmo Dalla Vecchia relembrou homofobia que sofreu na infância, como se descobriu gay e falou sobre as motivações que o fizeram se declarar publicamente.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Nascido e criado em Carazinho, interior do Rio Grande do Sul, Carmo passou por momentos de angústia na infância e adolescência.

"Na minha época de escola, a palavra bullying nem existia e se sofria preconceito dos próprios professores. Aos 9, 10 anos, tomava soco na boca do estômago de colegas que gritavam 'bicha!'. É cruel quando acontece", comentou.

"A criança deveria sair dali e ir direto contar para os pais, mas tem vergonha de ter tomado um soco por esse motivo. Para quem sofre preconceito, é um soco no estômago calado. Sem falar que, aos 10 anos, você ainda não sabe da sua iniciativa sexual."

O artista revelou que de descobriu gay aos 13 anos. "Pensei: 'E agora, o que vou fazer?'. Porque ser gay não é o padrão. Quando você nasce, te dizem que é errado e, por mais que você resolva isso na vida, tem um lado seu que também tem preconceito. Faço psicanálise há 15 anos, mas falar sobre isso talvez tenha sido também uma forma de eu me libertar do meu próprio preconceito."

Carmo assumiu-se gay publicamente em 11 de julho durante participação do Super Dança dos Famosos, da TV Globo. Na declaração, ele falou do filho, Pedro, com quem tem com o autor de novelas João Emanuel Carneiro. Os dois são casados há 16 anos.

Ao O Globo, ele disse que um dos motivos que o fez se declarar foi a morte de um amigo de infância.

"Eu tinha um melhor amigo quando criança, o Antonio. Recentemente, fizemos um grupo de WhatsApp. Vieram as eleições, discussões, e Antonio fez um comentário homofóbico", relembrou.

"Na pandemia, ele me ligou pedindo para fazer um Zoom e me disse: 'Gostaria de te pedir desculpas, gosto muito de você e se tivesse outra vida queria que você fosse meu melhor amigo de novo. Não queria ter te magoado'. Pois Antonio faleceu de covid, tinha dois dias de vida a mais do que eu. Aquilo foi muito pesado, a morte dele, de tanta gente, do Paulo Gustavo."

"Quando estava no meio do meio do processo do 'Dança dos Famosos' foi muito difícil. Fiz cirurgia de menisco, aquilo estava sendo uma Olimpíada para mim. Pensava que não ia conseguir, minha coreografia era dificílima. A Globo contratou uma massagista e, quando ela estava fazendo massagem em mim, comecei a chorar. Naquele momento, eu disse: 'Antonio gostava de mim do jeito que eu sou, vou declarar'. Liguei para o João e ele disse 'ok'.".

O ator também afirmou que o fez porque "queria ter pertencimento. Era algo que já queria fazer há tempos. Nunca menti pra ninguém. Qualquer pessoa que sabia da minha história ou convivia comigo um pouquinho, sabia. Mas chega uma hora em que você quer manifestar exatamente aquilo que é".

"Talvez também pelo meu trabalho. Sempre ouvi a pergunta: 'Que tipo de mulher você gosta?". Óbvio que a pessoa sabia, mas fazia a pergunta de maneira malandra para saber como eu sairia daquela."

"Também nunca escondi, sabe? Quando eu chegava no aeroporto, me pediam um número de contato para o caso de acidente e eu falava 'marido' no grau de parentesco, vinha um silêncio... Eu estava fazendo novela das 8. O cara baixava a cabeça, eu saía do chichê e sentia que aquilo pegava fogo atrás de mim. Isso sem falar da perseguição, do preconceito quando criança... Ninguém pode saber da dor do outro..."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.