Curso ensina empresários a conquistar mercado LGBT

Módulos focarão quebra de preconceitos e análises de estratégias de comunicação

Publicado em 11/02/2015
Pink economy mercado gay
Dados atestam poder econômico alto do segmento LGBT

O público LGBT - detentor do chamado pink money - pode gerar bastante lucro, mas como atrai-lo? Este é o foco do curso Marketing Fora do Armário, que a especialista em planejamento Anna Castanha vai ministrar em 14 de março na Plan B University, em Belo Horizonte.

 Curta o Guia Gay BH no Facebook 

Dividido em dois módulos com três horas de duração cada, o curso focará em sua primeira parte em como eliminar certos preconceitos e tabus dos alunos. "Os temas abordados inicialmente são a antropologia e a sociologia da cultura gay, bem como definições básicas sobre a pluralidade da sexualidade humana", contou Anna ao Guia Gay BH.

Já o segundo módulo, explica Anna, trata das questões mercadológicas e estratégicas do mercado voltado ao consumidor gay. "São apresentados cases que são exemplos de sucesso e de fracasso, para que os alunos compreendam o que se deve ou não fazer ao direcionar os esforços de comunicação dentro do mercado LBGT."

Os números do mercado arco-íris são robustos, diz a especialista. "Dos homossexuais, 36% pertencem à classe A e 47% à B, com uma renda média salarial de R$ 3.247,00. Além disso, 78% dos homossexuais brasileiros possuem cartão de crédito e apresentam gastos de até 30% a mais do que os heterossexuais em bens de consumo."

Eventos são outros potencial a ser explorado. "A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo perde apenas para a Fórmula 1 em geração de negócios. Somente em 2010, o evento movimentou na capital R$ 200 milhões", explica. 

Entretanto, conquistar esse mercado exige posturas de mais respeito. "Deve-se abandonar esteriótipos, como o do gay efeminado e da lésbica masculinizada. Isso é um engano enorme, praticamente um suicídio em termos de estratégia. Outro erro muito comum é a marca adaptar sua comunicação direcionada ao mainstream apenas inserindo a bandeira do movimento gay nos anúncios. Isso não comunicada absolutamente nada."

Marketing Fora do Armário com Anna Castanha
Sábado, 14/03, de 10h às 18h.
Plan B University - Rua Ouro Preto, 1.295, Santo Agostinho, tel.: (31) 3335-0854.
Ingressos: R$ 330 no site Meu Bilhete.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.