Irlanda se torna 1º país a aprovar casamento gay por voto popular

Referendo foi grande derrota para a Igreja Católica, que fez intensa campanha contra a união homossexual no país

Publicado em 23/05/2015
Irlanda vota sim pelo casamento gay em referendo
Referendo teve grande participação de jovens. Foto: AP

A Irlanda se tornou, neste sábado 23, o primeiro país do mundo a legalizar o casamento gay por meio de voto popular.

Curta o Guia Gay BH no Facebook

Ao todo, 62,1% da população votou a favor do tema e 37,9% votou contra e a participação foi recorde dentre os referendos no país.

O resultado já é considerado pela imprensa europeia como uma grande derrota para a Igreja Católica. A instituição fez campanha contra a união homossexual e a maioria da população é católica. Ou seja, poucos ouviram o que os padres e bispos disseram.

Leia também:
>>>Viena coloca semáforos gays para celebrar diversidade

Com exceção de um, o casamento gay ganhou em todos os outros 42 círculos eleitorais parlamentares. A esperada divisão entre centros urbanos e o interior que votariam respectivamente sim e não para o tema não se concretizou. Até uma região historicamente tradicional, Donegal South West, que votou contra o divórcio e o aborto no passado, também escolheu o lado arco-íris.

As comemorações pelas redes sociais se multiplicam. "Estou tão orgulhoso de ser irlandês hoje", disse o ministro irlandês da Igualdade, Aodhan Ó Ríordáin.

A vizinha Irlanda do Norte agora é o único país do norte europeu que não legalizou a união homo. A proposta sobre o tema foi rejeitada pelo Parlamento do país pela quarta vez no mês passado.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.