Quantas trans existem no Brasil? 9 números oficiais dão pistas

O maior quantitativo registrado é o de pessoas que votaram com nome social em 2018: 6.280

Publicado em 29/01/2019
travestis transexuais pesquisa quantidade população
Quantitativos aparecem em áreas tais como saúde, educação e eleição

O primeiro número é 29. Aí de janeiro. Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. E há outros? Não e sim!

Curta o Guia Gay BH no Facebook

O não se trata da quantidade de pessoas trans que existem no Brasil. Apenas o censo, feito pelo IBGE, daria conta de fornecer esse número de forma mais acertada.

O sim, e aí boa notícia, é no plural. O fato de o Brasil ser um dos países mais avançados do mundo em direitos e políticas públicas de inserção social de travestis e transexuais gera anualmente diversos quantitativos sobre o possível tamanho do segmento. 

E isso em áreas tais como educação, saúde e nome social.

Veja a seguir alguns números que, embora não deem de forma exata o quantitativo de travestis e transexuais, provêm importantes pistas.

- 6.280 eleitores e eleitoras trans votaram em 2018 com o nome social registrado no Título de Eleitor. Foi o primeiro ano com esse direito. Foram 2.986 no Sudeste, 1.601 no Nordeste, 816 no Sul, 475 no Centro-Oeste e 397 no Norte. No total, o Brasil tem 147 milhões de votantes. Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.

- 1.800 trans são pacientes do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais, serviço do Governo do Estado de São Paulo. Fonte: reportagem Universa.

- 512 alunos e alunas solicitaram o respeito ao seu nome social no sistema de educação do Estado de São Paulo, o que mais possui alunos no Brasil. Fonte: Secretaria de Educação do Estado de Sâo Paulo.

- 288 transexuais esperavam em 2018 por cirurgia de redesignação genital no Sistema Único de Saúde. Fonte: reportagem G1.

- 253 pessoas que prestaram o Enem em 2018 solicitaram o uso do nome social. No total, houve mais de 6,77 milhões de inscritos. O número é menor do que o registrado em 2017: 304. Fonte: assessoria de imprensa - Inep/Ministério da Educação.

- 204 trans de oito regiões de Minas Gerais foram beneficiadas pelo ambulatório trans do Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, de novembro de 2017 a novembro de 2018. O Estado tem outro ambulatório em Uberlândia. Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais.

- 115 estudantes solicitaram em 2018 a inserção do nome social nos documentos escolares na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, que tem 900 mil integrantes. Fonte: assessoria de imprensa - Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul.

- 102 trans foram atendidas pelo ambulatório trans do Distrito Federal nos nove primeiros meses de funcionamento do serviço, completados em maio de 2018. Fonte: reportagem Destak.

- 40 trans fazem o processo transexualizador oferecido pelo Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, em Salvador. A abertura da unidade foi realizada em novembro de 2018. Fonte: assessoria de imprensa - Universidade Federal da Bahia.

Atualização (28/06/19) - De acordo com Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), 2.033 indivíduos fizeram a retificação de gênero e nome desde norma do Conselho Nacional de Justiça que normatizou tal procedimento, em 28 de junho de 2018.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.