Para comemorar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, na próxima sexta-feira 29, Belo Horizonte recebe durante toda esta semana uma programação dedicada ao tema. É a Semana pela Visibilidade Travesti e Trans, que é realizada desta terça-feira 26 até sexta.
Curta o Guia Gay BH no Facebook
Com o tema "Saúde, Segurança e Direitos Humanos", o evento, gratuito, contará com exibição de filmes, rodas de conversa, gaymada, exposições fotográficas e performances e se divide em vários locais, como o Viaduto Santa Tereza, Teatro da Assembleia e a Casa de Direitos Humanos.
Há ações sensíveis, como o Dia da Beleza e atividades culturais na Penitenciária Professor Soares Albergaria e a exibição do filme Muito Prazer: Travestis e Transexuais de Juiz de Fora no Presídio de Vespasiano, ambas restritas ao público interno.
Dentre os destaques da programação aberta ao público estão o mesmo filme, em várias exibições durante a semana, a mostra Eu, Nós, Elas - Retratos da Transdiversidade Feminina, de Babi Macedo e roda de conversa Travestilidades e Transfemininos.
Outros destaques são o Kombi Queer: Desfile Performático Travestis e Trans, a Pelada Trans, dedicada aos homens transexuais, e a Gaymada: Campeonato Interdrag, promovida pelo Coletivo Toda Deseo, que já está virando uma tradição em BH. Todos estes eventos na sexta-feira.
A realização da "Semana" é do Nuh/UFMG, Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – 4ª Região, Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Coletivo Classista Mooca, Coletivo Beijo no Seu Preconceito, Coletivo Toda Deseo, Rede Trans Brasil, Una-se Contra a LGBTfobia/Una, Rede Afro LGBT Mineira e Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais.
A programação completa está em nossa Agenda.