Travesti escreve para Azul por atendimento no check-in. O motivo é bom

Episódio mostrou como pequenas atitudes podem significar muito para a inclusão de pessoas trans

Publicado em 12/11/2017
keila simpson antra travesti
Keila Simspon: "A simples frase 'Como você quer que eu te chame?' faz diferença enorme"

O Brasil é um dos países mais avançados no mundo do ponto de vista legal no respeito ao nome social de travestis e transexuais. É regra o uso do nome social em espaços tais como o Sistema Único de Saúde e nas universidades e funcionalismo federal. Entretanto nem tudo é positivo. 

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Um exemplo são as companhias áreas, que não são obrigadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a registrar o nome social em documentos de vôo, tal como a passagem. Entretanto, há espaço para as empresas oferecerem tratamento inclusivo a trans. 

E foi essa a experiência vivida recentemente por uma das principais ativistas travestis do Brasil, Keila Simpson, moradora de Salvador e líderança da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

O episódio foi tão positivo que mereceu até mensagem de Keila para a companhia em questão, a Azul. Veja a mensagem na íntegra: 

"Sou passageira frequente da Azul e sou travesti. Apesar de não ter o prenome retificado, para mim é fundamental ser vista e respeitada como gênero feminino. Já passei por constrangimentos nessa mesma empresa, mas, dessa vez, foi diferente. Ao voltar pra Salvador vindo de Brasília no voo 4421 precisei fazer adiantamento para chegar mais cedo em minha casa.

Eu me dirigi ao check-in, e fui direcionada para uma atendente de nome Lígia. Essa funcionária faz jus ao cargo que ocupa! Ao presenciar o meu nome de registro masculino e a minha aparência física feminina, ela naturalmente perguntou como eu gostaria de ser tratada, eu lhe disse: Meu nome é Keila.

A partir daí todas as tensões que as pessoas trans passam acabou. A simples frase 'Como você quer que eu te chame?' faz uma diferença enorme para milhares de viajantes como eu. Por isso quis dedicar o meu tempo para agradecer a funcionária Ligia, inclusive eu já o fiz pessoalmente.

E desejo que a Azul possa cada vez mais orientar os seus funcionários a respeitar as pessoas como elas são, pois as individualidades delas só dizem respeito a elas. Se assim agir, a Azul contribuirá cada vez mais para ser uma empresa de excelência e que respeita a todos sem distinção.

Foi uma viagem muito tranquila, apesar de longa. Parabéns a Azul por ter em seus quadros a atendente de aeroporto Lígia. Muito sucesso pra vocês."

Como resposta, a empresa agradeceu o elogio, disse valorizar a qualidade no atendimento e que passará à funcionária Lígia os cumprimentos. 

Simples praticar o respeito, não? 


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